SAÚDE DO HOMEM: CAMPANHA "NOVEMBRO AZUL" CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
O Instituto Lado a Lado,
em parceira com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Fundação José
Silveira e o EcoD, lança o movimento Novembro Azul, que pretende mudar hábitos
e quebrar paradigmas entre a população masculina, como o medo que os homens com
mais de 45 anos têm de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. A
ideia é também mobilizar grupos de participação ativa no processo de prevenção
ao câncer de próstata, a exemplo da família, de parceiros e da comunidade.
Com o mote Um Toque, um
Drible, a campanha tem um calendário de ações por todo o Brasil, a exemplo do
Mutirão da Saúde realizado em Natal, da iluminação da fachada do Museu do
Futebol, em São Paulo e dos panfletos distribuídos na Arena Fonte Nova, em
Salvador.
Em 2012, o movimento
conseguiu alcançar 200 mil brasileiros. Nas ações presenciais, os locais
escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais
sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.
Segundo uma pesquisa
realizada pela SBU, 47% dos brasileiros entrevistados nunca fez exame de toque
retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de
possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos, no Brasil, cerca de
60 mil homens.
Fonte/Imagem:
EcoD
Nenhum comentário:
Postar um comentário