PROCESSO CONTRA VANESSA GRAZZIOTIN E ERON BEZERRA PODERÁ SER JULGADO HOJE, QUARTA FEIRA, 27

O processo movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o secretário de Estado de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra (PCdoB), por captação ilícita de sufrágio durante a disputa para o Senado Federal em outubro de 2010 poderá ser julgado nesta quarta-feira (27), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A representação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira para dar conhecimento às partes do processo com 48 horas de antecedência conforme prevê o Regimento Interno do TRE. A matéria está sob a relatoria do juiz Affimar Cabo Verde Filho.
Na representação, o MP pede a cassação do mandato de Vanessa e do diploma de suplente de Eron Bezerra, além da inelegibilidade por oito anos do casal por conduta vedada a agente público e compra de votos.
De acordo com a denúncia formulada pelo MP, Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra teriam feito uso do programa “Zona Franca Verde" para captação de votos. O MP diz que funcionários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) teriam distribuído, entre agosto e setembro de 2010, equipamentos agropecuários a moradores de municípios do interior do Amazonas com o objetivo de angariar votos.
O MP diz, ainda, que os então candidatos tiveram a campanha eleitoral financiada com recursos provenientes de caixa dois e efetuaram despesas de campanha sem a declarar à Justiça Eleitoral.
Em dezembro de 2012, o juiz responsável pelo processo na época, Vasco Pereira do Amaral, solicitou uma perícia grafotécnica nos autos de doações feitas em 2010 pelo Idam para apurar as doações.
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que na época era candidato ao senado e perdeu a disputa para Vanessa, está como assistente no processo.
Em março deste ano, as alegações finais de Vanessa, Eron, Arthur e o Ministério Público foram juntadas ao processo. Em agosto, o processo foi redistribuído por término do biênio do primeiro relator Juiz Vasco Amaral.

Fonte/Foto: alvoradaparintins.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.