ESSA É DA BOA: CERVEJA É CRIADA A PARTIR DE FORMIGAS SAÚVAS ENCONTRADAS NA AMAZÔNIA E TUCUPI

Com nome de Saison Saúva, a bebida tem sabor picante, cítrico e frutado
Somente em 2013 os gastos dos brasileiros com cerveja, vinho e champanhe, devem alcançar R$ 6,10 bilhões. Os números são de uma pesquisa da divisão Inteligência, da empresa Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A paixão pela cerveja foi o que motivou um grupo de amigos de São Paulo a criar uma cerveja artesanal com figos, tucupi negro e formigas saúvas da Amazônia.
A iguaria foi apresentada na última edição do ‘O Mercado’, encontro gastronômico realizado periodicamente em São Paulo. A empresa Lamas Bier, juntamente com o proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e o jornalista Marcelo Cury, apresentaram o novo produto: Saison Saúva.
A ideia de colocar os insetos na receita veio de Paulo Leite, depois de comer as formigas e ter notado características cítricas no sabor, algo parecido com capim cidreira. Logo perceberam que poderiam casar os figos, com o tucupi e as saúvas. Assim nasceu a cerveja que tem sabor picante, cítrico e frutado.
Os criadores da Saison Saúva não têm intenção de comercializá-la. De acordo com David Figueiras - um dos criadores da bebida -, ela é produzida somente para degustação entre amigos. “A intenção era mostrar para as pessoas que é fácil fazer cerveja em casa”, explicou. A empresa Lamas Bier mostra como é o processo de criação da curiosa cerveja através de um vídeo. Para assisti-lo acesse http://www.portalamazonia.com/noticias/atualidades/20130910/cerveja-criada-partir-formigas-sauvas-encontradas-amazonia-tucupi/2015.shtml

Fonte/Foto: Portal Amazônia/Reprodução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.