LOGÍSTICA: MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS FECHA SEMESTRE COM AUMENTO DE 13% EM MANAUS-AM
Principal porta de entrada
e saída de produtos no Amazonas, o Terminal Portuário Alfandegado do Grupo
Chibatão, localizado na zona Sul de Manaus, encerrou o primeiro semestre de
2013 com crescimento de 13% na quantidade de cargas movimentadas em comparação
com o mesmo período do ano passado.
As cargas dos navios de
cabotagem, (que percorrem o litoral brasileiro), estão na liderança com 44,47%
do total de mercadorias movimentadas, seguidos pelos navios de longo curso
(rota Manaus e outros países, com 28,28%) e o reposicionamento de contêineres
vazios (27,25%).
A marca é inédita para o
primeiro semestre, uma vez que historicamente os melhores índices são
registrados na segunda metade do ano, quando as indústrias do Polo Industrial
de Manaus (PIM) aquecem suas linhas de produção de bens de consumo para atender
principalmente a demanda do mercado nacional em datas comemorativas como Dia
dos Pais e das Crianças, Ano Novo, Natal e outras festas tradicionais.
Entre os principais
produtos que passaram pelo Terminal Chibatão no período estão, por ordem
decrescente, matérias-primas para o PIM, TVs, aparelhos de ar-condicionado,
polipropileno, madeira, motocicletas, bicicletas e cargas de projeto
(maquinários) que chegam ao Estado.
De acordo com o gestor do
porto, Jhony Fidelis, com o crescimento natural da produção do PIM no segundo
semestre até o mês de novembro, a expectativa da companhia é fechar o ano com
ampliação entre 10% a 12% nas cargas movimentadas em comparação com 2012.
“Estamos desenvolvendo
também, uma forte política de atendimento exclusivo para cada um de nossos
clientes que vem atraindo novos parceiros como a empresa portuguesa Martifer,
que construiu a cobertura metálica da Arena da Amazônia e escolheu o Chibatão
para desembarcar as peças do novo estádio”, ressaltou Fidelis.
Aquisições
O aumento no volume de
cargas movimentadas nos últimos seis meses exigiu do porto grandes
investimentos em tecnologia para manter o padrão de atendimento dos clientes e
usuários do terminal e que resultaram na redução em 40% do tempo de
movimentação de contêineres com a entrada em operação dos guindastes RTGs em
dezembro de 2012 a novos projetos e investimentos previstos para os próximos
meses.
Entre eles, já está em
fase de teste desde a semana passada, o primeiro scanner de contêineres da
Região Norte, que irá agilizar o processo de fiscalização e liberação de cargas
uma vez que não será preciso abri-las para verificar seu conteúdo.
Também já está em fase
final de implantação o Controle de Reconhecimento Ótico (OCR), sistema que por
meio de câmeras instaladas nas portarias do terminal irá liberar de forma
segura a entrada de caminhões a cada 10 segundos, informando ainda o tipo de
material transportado e a posição exata do produto dentro do contêiner.
“Estamos concluindo ainda
a pintura para implantação dos pátios virtuais, que possibilitará sabermos o
local em que cada contêiner de um armador estará antes mesmo que a carga chegue
ao porto, via agendamento on line”, acrescentou Fidelis.
Fonte/Fotos:
Press Comunicação Estratégica/Hudson Fonseca – M. Rocha
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