PARINTINS 2013: NOVO BUMBÓDROMO VAI FUNCIONAR O ANO INTEIRO





Logo após o encerramento da disputa entre Caprichoso e Garantido no Festival Folclórico de Parintins deste ano, o novo Bumbódromo da Ilha Tupinambarana se transformará no principal polo cultural, técnico e social permanente do interior do Amazonas.
O projeto, apresentado pelo governador Omar Aziz e anunciado pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, na tarde de ontem (16), prevê que a estrutura – que passa por uma mudança completa orçada em R$ 40 milhões -, funcione o ano inteiro. E ofereça à população uma série de serviços, atendimentos, cursos artísticos e profissionalizantes.
De acordo com Braga, as atividades culturais estarão a cargo do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, que irá implantar no espaço os mesmos projetos que são sucesso desde sua fundação em 1997, na sede localizada no Centro de Convenções (Sambódromo), em Manaus, como os cursos gratuitos de música, artes plásticas e cênicas e formação de orquestras, corais e grupos de teatro para terceira idade.
O secretário destacou que, inicialmente, dez profissionais da Secretaria de Estado de Cultura trabalharão diretamente na implantação e realização destes cursos e também na administração de todo o complexo do novo Bumbódromo. “Logicamente que este número vai aumentar de acordo com a demanda”, acrescentou.
Cetam
O núcleo técnico ficará a cargo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que irá promover educação profissionalizante dos níveis básico ao tecnológico para diversas faixas etárias, criando novos instrumentos de cidadania, de emprego e renda no interior.
Tanto a definição dos cursos artísticos a cargo da Secretaria de Estado de Cultura quanto aqueles que estarão sob gestão dos especialistas do Cetam e ainda a carga horária, número de vagas e grades curriculares, estão na fase final de avaliação pelas duas instituições que estudam as potencialidades e demandas da região.
“É a política do Governo Omar Aziz de criar oportunidades em todas as áreas e regiões do Amazonas. Neste caso, não apenas em Parintins, mas em todos os municípios do Baixo Amazonas, que tem uma população de quase 250 mil pessoas que passam a contar com mais esta importante ação do Estado”, afirmou Robério Braga.
O secretário também confirmou que dentro da estrutura do novo Bumbódromo irá funcionar, após o encerramento do Festival Folclórico, uma unidade de saúde do Estado e unidades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Amazonas e da Guarda Municipal de Parintins para atendimento da população permanentemente.
“Estaremos utilizando ao máximo este patrimônio público oferecendo à população uma série de atividades e projetos em um novo espaço que poderá ser utilizado todos os dias do ano além do festival”, argumentou Robério Braga.
Para mais informações sobre os projetos, ações e eventos da Secretaria de Estado da Cultura, acesse a página do órgão no Facebook: facebook.com/culturadoamazonas.
Fonte/Foto: <amazôni@contece>, com informações e foto de Press Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.