COPA 2014: AMAZONAS SE PREPARA PARA AGIR EM INCIDENTES QUÍMICOS E NUCLEARES


Plano de segurança contempla procedimentos para combater acidentes, além de responsabilizar órgãos que atuarão nos casos.
MANAUS – A segurança durante a Copa do Mundo de Futebol, em Manaus, será pautada por um protocolo interno de segurança que envolve órgãos municipais, estaduais e federais. O documento vai definir como a cidade deve preparar-se para combater incidentes químicos, biológicos, nucleares, radioativos e com explosivos. Este protocolo contempla ações imediatos de atuação e quais procedimentos serão adotados em casos de incidentes por cada órgão do sistema de segurança, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), delegado Frederico Mendes, a criação do documento define a atuação de cada envolvido, incluindo órgãos de segurança pública, saúde, meio ambiente e Forças Armadas durante a Copa. “Com o protocolo, vamos disciplinar a atuação de todos o os órgãos envolvidos na Copa, sabendo quais as instituições que devem atuar durante incidentes”, explicou.
Apesar de a elaboração visar a Copa do Mundo de Futebol, o secretário-executivo do GGI ressaltou a importância da articulação dos órgãos para o Amazonas. “É um plano geral de segurança durante a Copa que também será utilizado em incidentes que não envolvam o evento”, garantiu o delegado.
A elaboração do documento vai aproximar os órgãos para uma atuação efetiva e com resultados rápidos. “Ainda nesta semana vimos um vazamento de gás onde só houve atuação dos bombeiros. Se fosse uma questão mais séria, cada órgão tomaria uma decisão isolada”, frisou, sobre a importância da integração entre as instituições.
A utilização de um plano de segurança que articule órgãos municipais, estaduais e federais durante a Copa de 2014 é “de extrema importância para aprendizado e atuação das forças em grandes eventos que acontecerão em Manaus após o mundial de futebol”. Esta é a avaliação do coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) em Manaus, Miguel Capobiango.
Treinamento
Mesmo sem data definida para entrega do documento, o secretário-executivo do GGI disse que o protocolo estará pronto em data hábil para que as instituições envolvidas realizem treinamentos. “Ainda estamos no início do processo, discutindo com os órgãos e buscando a integração entre todos”. A próxima reunião entre representantes das instituições será na terça-feira (7), no Gabinete de Gestão Integrada.
Após a conclusão, simulações serão feitas pelos órgãos envolvidos no esquema de segurança que será montado para a Copa de 2014. O secretário-executivo descartou a possibilidade de aumentar o efetivo das corporações, que tem pessoal suficiente para atuar durante o evento mundial. “O efetivo é suficiente, mas haverá treinamento para aprender a combater em situações adversas”, garantiu.
Fonte/Foto: Izinha Toscano – portalamazonia.com.br/Reprodução – Amazon Sat

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.