PROJETO DE OSCAR NIEMEYER NO AM SEGUE SEM DATA PARA SAIR DO PAPEL

Projeto do Memorial Encontro das Águas é obra de Oscar Niemeyer

Obra abrigaria o Fifa Fan Fest durante a Copa de 2014.
'Memorial continua sendo obra de interesse do Estado', afirmou governo.
A única obra do arquiteto Oscar Niemeyer - morto na noite desta quarta-feira (5) - projetada no Amazonas segue sem prazo para ser iniciada. O Memorial Encontro das Águas, criado por ele em 2005, iria compor o pacote de obras da capital para a Copa de 2014, mas esbarrou na licença ambiental e segue no papel há sete anos. Os investimentos previstos são de cerca de R$ 48 milhões.
Planejado para ocupar uma área de 9.383,33 m², o memorial será composto por um pavilhão em formato de oca, com 35 metros de diâmetro na base e altura de sete metros, elevado em relação ao piso da praça, proposta como espaço aberto à paisagem. No local, ainda haverá espaço para restaurante com visão panorâmica para o Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões. A estrutura traz traços em curvas, característica das obras idealizadas por Niemeyer.
Com a escolha de Manaus como sede da Copa 2014, o local passou a ser planejado para receber o Fifa Fan Fest. Porém, em outubro, a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), no Amazonas anunciou que o memorial não ficaria pronto a tempo do mundial de futebol.
De acordo com o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango, o Encontro das Águas é Patrimônio Histórico e a Unidade Gestora aguardava por licença ambiental para iniciar a obra. "O projeto está adjacente à área tombada. Esse tombamento está sendo questionado pelo Governo e o caso está hoje no STF [Supremo Tribunal Federal] sendo julgado e analisado", explicou. Na época, a UGP informou que locais como a Ponta Negra, Largo de São Sebastião e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia estão entre as opção para receber o Fan Fest.

Fonte/Foto: Andrezza Lifsitch e Tiago Melo, do G1 AM/Divulgação-Secom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.