CÍRIO: NOVA BERLINDA PERMITE VER MELHOR NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


Resultado da restauração é apresentado aos fiéis antes do Círio.
Nova berlinda tem aspecto mais natural e é iluminada em amarelo e branco.
Quarenta e oito anos após desfilar pela primeira vez pelas ruas de Belém abrigando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a Berlinda do Círio de Nazaré passou por sua primeira grande restauração. A nova Berlinda foi apresentada aos fiéis na noite desta quinta-feira (4) com características originais do barroco e uma iluminação inspirada no nascer e no pôr do sol.
A arquiteta Thaíza Dias, responsável pelo novo sistema de iluminação, conta que o sol e a energia dos fiéis durante a procissão foram a inspiração para o projeto. "Por fora a iluminação é amarela como o nascer e o pôr do sol. Mais forte como essa energia que irradia durante a procissão. Por dentro, a luz de um branco glacial, dá destaque à imagem de Nossa Senhora, representando a pureza e a santidade dela", resume.

Iluminação anterior prejudicava a peça histórica


Berlinda conduz Nossa Senhora de Nazaré, no Círio, desde 1855

Foi a necessidade de rever a iluminação do objeto tombado pelo patrimônio histórico que deu origem ao projeto de restauração da Berlinda. "O calor da iluminação prejudicava a Berlinda e até o manto de Nossa Senhora e, por isso, buscamos parcerias e patrocinadores para ajudar nesse processo de restauração que superou as nossas expectativas. Este ano ela vai para a procissão em um estado mais natural com uma iluminação moderna", conta Kléber Vieira, diretor do Círio 2012.
Esta é a quinta Berlinda usada no Círio de Nazaré e foi confeccionada em 1964 em estilo barroco esculpida em cedro vermelho. "Ela tem todo um ornamento superior que simboliza o divino e os anjos das laterais têm características caboclas", conta Sérgio Melo, responsável pela restauração.
Apesar da importância histórica, o objeto que abriga a imagem peregrina durante a Transladação e o Círio de Nazaré estava sofrendo com a ação do tempo. "Ela estava com rachaduras, falhas na madeira, excesso de purpurina e de químicos que trazem um aspecto envelhecido a peça. Nessa restauração minuciosa voltamos até a base original em cedro, sentimos o cheiro do cedro, e devolvemos o dourado em folhas de ouro", explica Sérgio Melo.
A equipe que contou com cinco técnicos especializados em restauração além de diversos colaboradores e trabalhou cerca de três meses para concluir o projeto. A diretora da Festa do Círio, porém assegura que o resultado vai surpreender e emocionar os paraenses e turistas que vêm acompanhar os passos de Nossa Senhora entre os fiéis.
Imagem será valorizada dentro de Berlinda restaurada
"Estamos todos ansiosos porque este ano ela vai ser vista como foi vista há 48 anos atrás, quando desfilou pela primeira vez", revela o restaurador.
O diretor do Círio diz que o destaque na procissão deste ano será a imagem de Nazaré. "O resultado do projeto superou as nossas expectativas e vai permitir que seja Nossa Senhora, reluzente dento da Berlinda, o destaque do Círio deste ano", assegura Kléber Vieira.
A iluminação deve contribuir para que Nossa Senhora de Nazaré seja o foco da fé e dos olhares dos romeiros durante o Círio deste ano. "Com o projeto de iluminação conseguimos fazer com que a população possa avistá-la mais de longe. Que veja melhor a imagem peregrina e a própria Berlinda chegando até se aproximar de cada um", adianta Thaiza Dias.

Fonte/Foto: G1 PA/Divulgação - Círio de Nazaré


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.