BELÉM-PA: PARADA GAY ESPERA REUNIR UM MILHÃO DE PESSOAS AMANHÃ



Evento este ano promete viés mais político e ligado às eleições.
Abertura oficial será no dia 29 e elege "Drag da Parada".
O evento marcado para amanhã, domingo (30) deve percorrer as ruas de Belém ao som de seis trios elétricos para celebrar o orgulho gay, lésbio, bissexual e transsexual (GLBT). De acordo com a organização da 11ª Parada do Orgulho Gay de Belém, cerca de um milhão de pessoas devem participar da programação,  que este ano ganha um enfoque mais político.
"Nesse dia sempre vamos às ruas para celebrar nosso 'orgulho gay', mas desta vez além de nos mostrarmos para a sociedade queremos convocar e alertar nossa comunidade para a importância de, nesse momento estratégico, votar em candidatos que tenham compromisso com a nossa comunidade", explica Eduardo Benigno, coordenador do Grupo de Homossexuais do Pará (GHP) e integrante da comissão organizado da Parada Gay 2012, no Pará.
 Em 2012, o evento tem como tema "Nesta eleição, educação e cidadania serão as nossas armas contra a homofobia”.  A programação está ligada à campanha "Pará Sem Homofobia", com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh).
A abertura oficial do evento será no próximo sábado (29) na Praça Waldemar Henrique, em Belém, a partir das 18h, com o concurso “Drag da Parada”, que elege a musa da parada deste ano. Em seguida, haverá apresentação da banda Cheiro de Mel.
No domingo (30) a concentração começa ao meio-dia, na Doca de Souza Franco, com saída marcada para as 14 horas. No começo da caminhada, a cantora Gigi Furtado vai interpretar os hinos Nacional e do Pará.
O evento terá seis trios elétricos, entre eles um com ações de prevenção de DST/ Aids. A expectativa é que entre 800 mil e um milhão de pessoas participem da passeata.
A parada segue pela Doca, rua Marechal Hermes e avenida Presidente Vargas, até o Bar do Parque. Durante o trajeto, por volta de 18 horas, na praça Waldemar Henrique, a cantora Viviane Batidão, drag queens e a bateria da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná fazem uma apresentação ao público.

Fonte/Foto: G1/Ary Souza – O Liberal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.