VENDA DE CARROS NO AMAZONAS ESTÁ ABAIXO DO NÍVEL NACIONAL


Fluxo nas concessionárias tem sido alto, porém poucos tem crédito aprovado em Manaus 


Inadimplência em alta impede liberação mais facilitada do crédito.
Índice de vendas de automóveis no Brasil chegou a 25%; no AM foi de 11%,
Mesmo com a baixa da taxa de juros e a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis novos em até 10%, a venda de carros no Amazonas está longe de ser considerada satisfatória. Neste primeiro semestre, o índice de vendas de veículos no Brasil aumentou em 25%, enquanto no Estado foi de apenas 11%.
De acordo com o diretor da divisão de veículos de uma concessionária de Manaus, Marcus Vinícius, a aprovação de crédito por parte dos bancos tem sido baixa, pois a taxa de inadimplência em Manaus está maior que a média nacional.
A concessionária onde o gerente Chico Melo trabalha é uma das que mais sente o problema. A queda de 19,5% nas vendas neste semestre em relação ao mesmo período do ano passado mostra que o cenário não está nada animador. "Estamos vivendo uma crise de crédito. O fluxo de clientes na loja continua alto, porém os bancos estão dificultando muito o acesso ao crédito. De cada dez clientes que chegam aqui, somente um ou dois tem o crédito aprovado pelo banco", afirmou.
O economista Mourão Júnior aconselha quem quiser comprar um novo carro a procurar bancos que ofereçam juros mais baixos, de preferência, com menos de 1%. Além disso, outra dica é dar uma boa entrada na compra do veículo, financiando-o, no máximo, em quatro anos.

Fonte/Foto: G1 AM/Reprodução – TV Amazonas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.