BELÉM-PA: TRADICIONAL QUEIMA DE FOGOS DO CÍRIO DE NAZARÉ ESTÁ AMEAÇADA
![]() |
O encerramento do Círio de Nazaré deste ano pode ficar sem a tradicional queima de fogos
|
A diretoria da festa de Nazaré garante que ainda não foi notificada pelo MP.
Fogos prejudicam aves que vivem em Samaumeira, na Praça Santuário.
A tradicional queima de fogos no encerramento das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, poderá ser proibida a partir deste ano por orientações do Ministério Público do Pará.Os fogos de artifício prejudicam a saúde humana e contribuem com a morte de alguns pássaros que vivem nos arredores do Santuário de Nazaré.
A Diretoria da Festa de Nazaré explica que recebeu a recomendação para que não solte fogos de alta sonoridade nas proximidades da árvore Samaumeira, localizada na Praça Santuário, no centro de Belém. O Ministério Público afirma que as aves que habitam no local, principalmente os periquitos, são fatalmente afetados pelas explosões artificiais.
Os responsáveis pela realização do evento também foram orientados a utilizar fogos de artifícios de menor impacto de explosão, para que sejam evitadas consequências danosas no entorno da Praça Santuário.
O Ministério Público informou que será feita análise do contexto dos fatos e em caso de descumprimento das recomendações, a Diretoria da Festa poderá ser penalizada.
O coordenador do Círio, Kleber Vieira, informou que ainda não recebeu a notificação do MPE. Mas, segundo ele, há dois anos a diretoria não solta fogos próximos à Samaumeira. Vieira destacou que, "a exemplo do ano passado, este ano, os fogos serão queimados no terreno do exército, localizado próximo à Basílica de Nazaré".
Fonte/Foto: G1 PA/ Claudio Pinheiro - Amazônia Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário