PREVENÇÃO EM FORMA DE ARTE
Programa de Qualidade de Vida expõe drama da dependência química
O espetáculo “Ainda”, vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2006, lotou o clube esportivo de Porto trombetas, em Oriximiná, nesta quarta-feira (21), durante a programação do Programa de Qualidade de Vida da Mineração Rio do Norte.
A peça, que tem direção do ator global Marcos Caruso, prendeu por 1h10 uma platéia de mais de 1.000 pessoas num enredo dramático, que discute os sentimentos de um jovem usuário de drogas e os conflitos de um pai que não sabe como lidar com o filho dependente.
O cenário do espetáculo é formado por uma caixa preta e uma tela branca ao fundo do palco, onde são projetadas imagens computadorizadas, através de um aparelho multimídia de alta resolução que cria ambientes cotidianos e insere o espectador no drama dos personagens. “Interessante, educativa e impactante.
A peça nos dá uma visão aberta do mundo. Pareceu bem real e serve de alerta para gente”, resume a adolescente Keiseani Souza, de 16 anos. Ela e outros estudantes ocuparam as primeiras fileiras da platéia e acompanharam atentos aos desdobramentos do espetáculo, que trata com uma linguagem atual e, até certo ponto cômica, o tema “drogas”. “Realmente, como a peça coloca, na maioria das vezes, os pais são os últimos a saberem dos filhos que usam drogas. No mundo de hoje, a gente tem que ficar ligado e conversar bastante. Temos que ser abertos ao diálogo”, diz Márcio Santos, operador da MRN e pai de duas crianças.
A preocupação com os filhos foi o que mais chamou a atenção dos adultos que assistiram ao espetáculo. “Não acredito que, para a geração de pais de hoje, a droga ainda seja um tabu. Para a geração mais antiga, talvez. O importante é discutir isso com a comunidade e levar conhecimento. A peça ajuda a gente a tratar da situação”, pontua o engenheiro Alexandre Oliveira, que também tem dois filhos.
O gerente do Departamento de Administração de Pessoal da MRN, Gisley Alves, coordenador da programação, ressalta a importância de organizações trabalharem o tema de forma preventiva. “Nos próximos três meses estaremos discutindo o assunto. Julgamos importante despertar nos nossos empregados e na comunidade a consciência para os impactos do uso de álcool e das drogas na vida das pessoas. Estamos muito satisfeitos porque houve uma participação representativa da população no evento”.
Projeto Cidadão – o espetáculo “Ainda” foi montado em 2006 pela Garatujas Produções Artísticas e faz parte de um projeto cujo foco é a cidadania. A Garatujas propõe a discussão sobre temas polêmicos relacionados ao comportamento humano, às causas e conseqüências do uso de drogas. O espetáculo já passou por escolas, empresas, grupos de apoio e outras instituições que se propõem ao debate sobre o tema.
Fonte: Érica Bernardo - Assessoria de Comunicação - MRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário