FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS EM ÓBIDOS-PA


O Fórum de Direitos Humanos aconteceu na Diocese de Óbidos, nos dias 12 e 13 de março.
O objetivo do evento promovido pela Pastoral Social da Diocese foi “proporcionar um amplo debate sobre as questões agrárias e ambientais entre as comunidades tradicionais, assentamentos, movimentos sociais e órgãos competentes”.
Os temas que fizeram parte da pauta para discussão com os representantes da Pastoral Social das Paróquias foram: “O avanço da exploração mineral dentro de áreas de proteção ambiental, assentamentos, terras indígenas e quilombolas”, ministrada por Dr. Raimundo Morais, promotor do Meio Ambiente da comarca da capital do Estado.
Pe. Paulo Joanil, membro da Congregação dos Oblatos e representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Norte 2, defendeu o tema “Lutas dos Direitos Humanos para que Homens e Mulheres permaneçam na Terra”.
Outros temas de fundamental importância na pauta da discussão do Fórum foram: “Áreas de proteção ambiental (flotas e flonas) e as Comunidades Tradicionais”, assessorada Drª Ione Missae da Silva Nakamura (foto menor), promotora da comarca de Terra Santa; “Acordo de Pesca em lagos e igarapés”, ministrado pela Drª Lilian Regina Furtado Braga da Comarca de Juruti e Óbidos; “Direitos Humanos e agravamento Fundiário na Calha Norte”, assessorado por Drº Túlio Novaes Promotor de Direitos Humanos da Comarca de Santarém/PA.
O encontro contou com a participação de religiosas e padres de representantes de todas as sete paróquias da Diocese.

Fonte/Fotos: assessoria -  Prelazia de Óbidos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.