FARO: PRESIDENTE DA CÂMARA TAMBÉM COMPARECEU NA RÁDIO ITAQUERA

Vereador Djalma Pereira, presidente da Câmara Municipal de Faro-PA.

Da mesma forma com que concedeu ao Promotor de Justiça, dr. Rodrigo A. Silva, na quinta feira, 15 de março, espaço para seu pronunciamento no Jornal da Manhã (leia matéria abaixo),  a Rádio Comunitária Itaquera FM recebeu no mesmo programa, um dia após, sexta feira, 16, o presidente da Câmara Municipal para que também utilizasse o microfone para fazer suas colocações a respeito de fatos mencionados pelo Promotor a respeito do Legislativo local.
Durante pouco mais de uma hora, o vereador (e presidente da Câmara) Djalma Pereira, explicou a postura daquela Casa frente a fatos mencionados pelo Promotor. Abaixo, alguns dos pontos destacados por Djalma Pereira durante sua fala.

- Espaço Cultural no distrito de Nova Maracanã: também conhecido como “bumbódromo”, teve concluida somente sua primeira fase, segundo o Sr. Djalma. As arquibancadas de madeira, citadas pelo Promotor como já em estado deplorável, na verdade são provisórias e reconstruídas todos os anos pela prefeitura municipal, por ocasião do Festival Folclórico que acontece lá. Sua conclusão acontecerá a partir da liberação de repasse do recurso conseguido por ele e pelo Sr. Prefeito Denis Guimarães para esse fim junto ao governo estadual, no valor de R$ 145 mil.
- Ginásio coberto do bairro do Morumbí: não está realmente concluído, pois a última parcela, destinada justamente à sua conclusão, foi sacada no final do mandato da administração que antecedeu à atual, e a destinação dada a esse recurso não é do conhecimento da população.
- Escola do bairro do Morumbí: Está inacabada. Houve um primeiro repasse com o qual foi executada a fase em que se encontrava. O restante dos recursos não foi liberado pelo governo do Estado, na gestão de Ana Júlia Carepa. Somente agora, durante a gestão de Simão Jatene, conseguiu-se a liberação do restante da verba, que será, então, utilizada na conclusão dessa obra.
- Projetos de Lei: O vereador Djalma Pereira ressaltou que deu entrada a vários projetos de lei, solicitando a construção de centros comunitários em comunidades rurais do município, abrigo para idosos e outros, todos beneficiando à população.
- Ida do prefeito à Câmara: Quanto a não ida do Sr. Prefeito Denis Guimarães  à Câmara, destacou não haver impedimento algum nesse sentido. Essa ida não tem sido julgada necessária devido ao prefeito já haver comparecido perante aos vereadores quando da abertura dos trabalhos da sessão legislativa 2012, ocasião em que já prestou os esclarecimentos novamente solicitados agora.
- Lei da Ficha Limpa: Indagado a respeito de sua posição em relação à recente aprovação, pelo STF, da Lei da Ficha Limpa, que vigorará já a partir das eleições 2012, o vereador foi enfático ao colocar-se favoravelmente à  sua aplicação. Ressaltou, e lamentou, porém, a existência de brecha jurídica que permite a políticos já incluídos na Lei da Ficha Limpa, colocar para a disputa, parentes em seu lugar. Segundo ele, sabe-se que, na verdade, as pessoas por eles indicadas claramente pactuaram com as falcatruas cometidas pelos próprios, tendo sido, no mínimo, coniventes com as situações que levaram às suas condenações e conseqüente exclusão do pleito.
- Atraso no pagamento do funcionalismo público: Quanto a esse atraso, afirmou ter conhecimento de que sua causa é a redução do valor do repasse do Fundo de Participação dos Municipios, o FPM; essa redução impossibilita o pagamento de todo o corpo de funcionários em uma mesma data – o valor do repasse foi reduzido, mas o montante a ser pago em folha, continua o mesmo, segundo ele.

Ao concluir sua participação no Jornal da Manhã, o vereador Djalma Pereira teceu elogios ao Promotor da Comarca de Faro, dr. Rodrigo Aquino Silva, por sua postura que visa orientar os gestores no cumprimento de atribuições a eles conferidas por lei.

Fotos: z fioravante

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.