BELÉM: MEMÓRIA DE MARGARIDA SCHIVASAPPA DESABROCHA NO PALCO
Musical reúne canto, dança e dramaturgia para contar traços da trajetória de uma das maiores damas da Cultura Nortista.
Foram três meses de intensos trabalhos. Criação dramatúrgica, musical, coreográfica. Leituras dramáticas, aulas de canto, preparação corporal. Tudo para atender a uma reivindicação da memória: resgatar traços do legado de uma das mais notáveis damas da arte nortista. A missão de redespertar o grande público para a importância da professora de música e teatro Margarida Schivasappa é o grande mote do espetáculo “Acorde Margarida”, que estreia nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. A produção ficará em cartaz até o dia 18 (domingo), sempre no mesmo horário.
Escrita por Carlos Correia Santos, a peça é livremente inspirada nos relatos e documentos reunidos pelo pesquisador Antônio Pantoja ao longo de vários anos. A montagem tem direção geral de Hudson Andrade, direção musical de Reginaldo Viana, assistência de direção de Luciana Porto e assistência de direção musical de Zé Neto. No elenco, Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Fernanda Barreto e Juliana Porto. Participação especial de Leoci Medeiros. As coreografias são de Waldete Brito. A cenografia e figurino foram criados por Neder Charone. A luz tem assinatura de Sônia Lopes. As fotos de divulgação são de Brends Nunes e Frederico Mendonça.
A realização é da Companhia Teatral Nós Outros, com incentivo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A montagem conta ainda com apoio cultural de EKO Estratégias em Comunicação, Espaço Experimental de Dança, Giostri Editora, Gráfica D´Avila, INCRA, Produtora Nova, alunos de Jornalismo da Faculdade Ipiranga e A Casa da Atriz. Quem assina a assessoria de comunicação e a criação de conteúdo do projeto é a Parla Página.
“Estamos comemorando, em 2012, os 25 anos do teatro do Centur, que tem o nome de Schivasappa, e os 125 anos de Heitor Villa Lobos, o grande mestre, mentor e incentivador da nossa famosa professora. O palco se abre para que o público descubra, entenda e divulgue a relevância desta artista pioneira e desbravadora. Precisamos olhar para os grandes nomes do nosso passado para que possamos entender o valor que tem nossa cultura. Para que consigamos entender que construímos uma História rica, que nos torna raros”, afirma Carlos Correia.
BLOG DO ESPETÁCULO: http://acorde-margarida.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário