BELÉM-PA: COMEÇAM HOJE OBRAS DOS BRTS


O prefeito de Belém, Duciomar Costa, anuncia hoje o início da construção do projeto de ônibus rápido (Bus Rapid Transit - BRT). Apesar da polêmica, as obras que serão executadas pela construtora Andrade Gutierrez começam nesta segunda-feira. A previsão é de que, em dois anos, o sistema esteja concluído, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que usam o transporte público na Região Metropolitana de Belém. As obras estão avaliadas em R$ 430 milhões e o dinheiro virá do governo federal. Segundo o prefeito Duciomar Costa, já há garantia de que os recursos serão liberados.
O sistema será construído sobre caneletas e haverá um corredor de ônibus exclusivo. A meta é reduzir o tempo das viagens em até 70%. O novo corredor vai de Icoaraci até São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.
Serão três estações: em São Brás, Entroncamento e Icoaraci. A pista terá 20 quilômetros, monitorados pelo Centro de Controle Automatizado com capacidade para atender aproximadamente 45 mil passageiros por hora.
O projeto causou polêmica porque apenas uma empresa participou da concorrência e há suspeitas de favorecimento. Trinta empresas compraram o edital para a concorrência internacional, 19 participaram da disputa, mas ao final, 18 decidiram abandoná-la. A obra está sendo questionada por movimentos sociais e pela oposição na Câmara de Vereadores.
O prefeito defende o projeto como mais adequado a Belém que o de metrô, com custo menor e menos impacto ambiental. Durante a assinatura da ordem de serviço, no dia do aniversário de Belém, Duciomar disse que a obra vai funcionar em regime de 24 horas ininterruptos para ser concluída em 18 meses. O trabalho começa pelo Entroncamento.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.