MEIO AMBIENTE: BRASIL TEM CERCA DE 3 MIL LIXÕES
O Brasil tem aproximadamente de 3 mil lixões distribuídos em 2.810 municípios que deverão ser erradicados até 2014. Essa é uma das metas do Ministério do Meio Ambiente no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que está disponível para consulta pública na internet e que será discutido no Seminário Cidadania em Ação 2011 promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN) nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, no Cine Teatro de Porto Trombetas.
É uma iniciativa da empresa com o objetivo de atualizar os moradores locais sobre o que está sendo discutido atualmente no cenário nacional e reforçar neles a preocupação com o destino dos resíduos sólidos. “Não existe gestão de resíduos sem a participação da comunidade. Cada um tem que fazer o seu papel”, ressalta Arlete dos Santos, responsável pela gestão de resíduos na MRN.
Em Porto Trombetas, o destino adequado do lixo já é uma realidade desde 2001. O lixo seco e o úmido, além do resíduo vegetal têm destinos separados. A preocupação com o meio ambiente tem garantido a qualidade de vida e preservado o meio ambiente de forma localizada e, ainda, gerado benefícios para gente que está longe dali. Os resíduos recicláveis dos moradores de Trombetas são destinados, mensalmente, para o Movimento República de Emaús, em Belém. Uma parceria que já dura nove anos. “A Mineração Rio do Norte é a nossa principal parceira. Sem ela, não teríamos como manter as atividades do grupo de mulheres que transforma o lixo em materiais de valor, como agendas, cadernos e produtos de decoração. Só o que não pode ser aproveitado por elas, é que é vendido e vira recurso para manter a nossa instituição ”, explica Marília Soares, secretária executiva do Emaús.
Em 2010, a MRN destinou aproximadamente 50 toneladas de recicláveis para a instituição. E em 2011, mais de 60 mil toneladas.A iniciativa é um grande passo para a mudança do cenário de saneamento da região Norte. Dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos sinalizam que, apesar do aumento de 120% da coleta seletiva entre 2000 e 2008, a coleta seletiva formal ainda é muito pequena no país e está localizada em grande parte nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário