66% DOS ELEITORES DISSERAM NÃO À DIVISÃO DO PARÁ
Apenas duas horas depois do encerramento da votação do plebiscito sobre a divisão do Pará, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declarava oficialmente a vitória do “não”. Ao final, 66% dos eleitores se declararam contrários à criação dos estados do Tapajós e Carajás. O Pará mantém, assim, toda sua estrutura e dimensão territorial atuais.
No Hangar, o ritmo era intenso. Os passos apressados levavam as urnas para o processo de conferência, que paralelamente era seguido pela contagem dos dados feita em cada zona eleitoral. Como já é comum em todos os processos eleitorais, o encerramento dos votos de cada zona era comemorado pelos integrantes. A diferença, dessa vez, é que as comemorações aconteceram mais rápido do que se esperava. A cada minuto, o painel de apuração exibia o avanço da contagem de votos.
Assim, a rapidez com que o resultado foi anunciado superou todas as expectativas. Com apenas 1h de apuração, um terço dos votos já haviam sido computados e às 19h, esse número já alcançava 80% das urnas. Se antes, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) temia estabelecer um prazo para a divulgação, ontem se comemorava a ausência de incidentes. “Pode ser considerada um sucesso. A eleição foi muito organizada, tranquila e rápida”, sintetizou o presidente do TRE Ricardo Nunes.
PERCENTUAIS
Durante a apuração, alguns percentuais mantiveram-se quase idênticos, mostrando que quem votou a favor da divisão optou pela criação de Tapajós e Carajás, assim como os eleitores contrários rejeitaram também os dois. O mesmo ocorreu com a média de votos brancos e nulos, que registravam 0,5% e 1,03%, respectivamente, e com a abstenção, em torno de 25% (1.216.878 eleitores). Percentual que, apesar de ser um pouco maior do que o das eleições comuns, estava dentro do esperado pelo TRE, devido ao mês em que a consulta foi realizada e pela proximidade de um feriado.
A satisfação por um pleito com poucos incidentes também foi partilhada pelo Ministério Público. “Em todo o Estado tivemos apenas uma ocorrência, sem casos de prisão, por isso consideramos o processo muito positivo. Visitamos as zonas, percorremos a cidade, e não vimos sujeira e irregularidades comuns às eleições anteriores, o que demonstra mais respeito à legislação eleitoral”, afirmou o procurador eleitoral Daniel Avelino.
Nos principais polos de eleitores no Pará, duas realidades distintas foram vistas nas urnas. Enquanto em Marabá 92,81% eram favoráveis à criação do Estado do Carajás, em Belém, 94,87% rejeitavam a proposta. Já em Santarém, 98,63% dos eleitores desejavam fazer parte do Estado do Tapajós, mas na capital paraense, 93,88% decidiram pela não criação de uma nova federação na região oeste.
RESULTADO FINAL
CARAJÁS
2.363.561 eleitores (66,60%) votaram contra criação deste Estado.
TAPAJÓS
2.343.015 eleitores (66,09%) votaram contra a divisão deste Estado.
VOTAÇÃO
BELÉM
Tapajós: 93,88% (não), 6,12% (sim)
Carajás: 94,87% (não), 5,13% (sim)
SANTARÉM
Tapajós: 1,37% (não), 98,63% (sim)
Carajás: 2,22% (não), 97,78% (sim)
MARABÁ
Tapajós: 7,58%(não), 92,42% (sim)
Carajás: 7,19% (não), 92,81% (sim)
Fonte: DOL


Nenhum comentário:
Postar um comentário