TERRA SANTA/PA: PROJETO COMBATE A GRAVIDEZ PRECOCE

Estudantes com idade entre 11 e 17 anos são o público-alvo das ações Informação é a ferramenta de trabalho do projeto Prevenir, que está contribuindo para o controle da gravidez precoce no município de Terra Santa.
Por meio de palestras, os jovens do município estão conhecendo mais sobre as formas de prevenção da gravidez na adolescência, sobre a transmissão das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e sobre o perigo do uso de drogas.
As palestras são realizadas em escolas, para estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. “Nós trabalhamos com estudantes com idade entre 11 e 17 anos. Esse público preocupa porque está atrás de descobertas. Nosso objetivo é alertá-los e prepará-los para evitar uma gravidez precoce, doenças, uso de álcool, cigarro e outros problemas”, informa Eliçandra Guerreiro, enfermeira e coordenadora de projetos da Secretaria de Trabalho e Promoção Social.
Os resultados da ação já são facilmente percebidos. “Há pouco tempo, a assistente social do CRAS fez um levantamento nos postos de saúde e constatou que diminuiu muito o número de adolescentes grávidas. A maioria das gestações está entre mulheres a partir dos 19 ou 20 anos de idade. Hoje, nós temos que procurar muito para encontrar gestantes para o projeto Jovem Mãe. Isso, pra nós, é uma evolução”, comemora Eliçandra.
O Projeto Prevenir é executado pela Secretaria de Trabalho e Promoção Social em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde. A iniciativa tem o incentivo da MRN, por meio do Fundo da Infância e Adolescência.  

Fonte: Érica Bernardo  -  Assessoria de Comunicação /  MRN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.