EVENTO PROMOVE DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA
Terminou nesta sexta-feira (18), em Belém, o evento “Cenários e Perspectivas da Pan-Amazônia”, promovido pelo Fórum Amazônia Sustentável, Alcoa e Articulação Regional da Amazônia. O evento teve a presença de representantes de todos os países e povos que formam a bacia amazônica com o intuito de discutir modelos de sustentabilidade para o uso correto da floresta.
Na programação, um dos destaques foi a mesa que discutiu o tema “Cadeias produtivas no contexto de uma nova economia”, mediada por Fábio Abdala, Gerente de Sustentabilidade para a Mineração da Alcoa América Latina e Caribe. Na ocasião estiveram presentes Rubens Gomes (Presidente do Grupo de Trabalho Amazônico, Brasil), Valmir Ortega (Conservação Internacional, Brasil), Júlio Barbosa (Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Brasil) e Luciana Villa Nova (Gerente de Sustentabilidade da Natura, Brasil).
Durante a mesa foram apresentadas questões sobre como explorar as florestas de maneira sustentável utilizando o método da Floresta em Pé, que busca formas de extrair os recursos da mata sem a derrubada de árvores.
Fábio Abdala, que também representa a Alcoa como membro da comissão executiva do Fórum, explicou a importância deste modelo econômico, “o modelo de exploração da Floresta em Pé é uma nova forma do mercado explorar e, ao mesmo tempo, valorizar a floresta. Tivemos exemplos de referência aqui e trouxemos debates importantes com representantes das populações tradicionais, que cobram do governo políticas públicas mais fortes voltadas à cadeia sustentável. A Alcoa tem feito a sua parte com o modelo Juruti Sustentável, que tem como premissa a integração de diversos atores na busca da sustentabilidade do município”, diz Fábio.
Para Marcos Apurinã, coordenador geral da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), este encontro de países e povos é uma oportunidade para que todos possam discutir necessidades em comum. “Estamos levantando assuntos importantes aqui, como o novo código florestal, a conservação e utilização da biodiversidade e a própria diversidade dos povos que compõe a bacia amazônica. Todos estes esforços vão garantir que a floresta seja mantida para as próximas gerações” diz Apuriña.
Sobre o Fórum
O Fórum Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização criada em 2007 com o objetivo de agregar os mais diversos setores da sociedade brasileira em torno de um debate amplo e participativo sobre o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A instituição reúne empresários, governos, universidades, populações tradicionais, sindicatos e ONGs que formam a mais ampla rede nacional que se dedica a discutir e propor ações voltadas para o estabelecimento de uma cultura em favor da sustentabilidade, da construção de compromissos de boas práticas produtivas e o apoio ao desenvolvimento regional. O Fórum propõe um diálogo amplo e nacional pela Amazônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Juruti
Nenhum comentário:
Postar um comentário