COMUNIDADES: EM FARO/PA PISCICULTURA GANHA FORÇA

Projeto executado com apoio da MRN beneficia famílias na comunidade Mabaia

O projeto de piscicultura em Faro está com a produção a todo vapor. A iniciativa contribui para a preservação das espécies garantindo renda e melhoria da qualidade de vida aos ribeirinhos.
 Neste ano, a ação foi ampliada e famílias da comunidade Mabaia passaram a ser beneficiadas.
Os produtores receberam tanques, alevinos e insumos para a produção dos peixes. Também participaram de cursos ministrados pela MRN, onde aprenderam a implantar e executar o projeto com êxito. Esse aprendizado mudou a rotina das famílias, que se dividem entre as responsabilidades da lavoura e da piscicultura. “A gente está aprendendo a cuidar dos peixes, dar o alimento três vezes ao dia. Quando meu marido está pra roça, eu levo a ração, e estou gostando porque criando peixes a gente ajuda a preservar as espécies lá no rio”, afirma a agricultora Raimunda Melo.
O projeto foi implantado na comunidade Mabaia no inicio do mês de julho. Em setembro foi realizada a transferência das espécies do berçário para tanques maiores. Agora os piscicultores estão na fase de manter o controle da produção por meio da biometria (pesagem e medição dos peixes).
A expectativa é que o projeto cresça e possa ajudar novas localidades, como informa José Maria Gato, Secretário de Obras e Transporte de Faro: “Esperamos que o projeto dê certo aqui como deu no Aibi, onde já existe até uma associação para gerenciar a produção”.
O projeto é executado com o apoio da Mineração Rio do Norte – MRN.
Em Faro, é desenvolvido há quatro anos e hoje atende 16 famílias nas comunidades de Mabaia e Aibi.

° imagem apenas ilustrativa.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.