PROGRAMA LEVA CIRURGIAS PARA FAMÍLIAS CARENTES DE PARINTINS, NO AMAZONAS


Mais de 4,6 mil pessoas já foram atendidas nas jornadas de cirurgias eletivas e oftalmológicas realizadas, em Parintins (325 quilômetros de Manaus). Operações inéditas no interior como transplantes de córnea e redução de estomago, se destacam entre os atendimentos.
Neste domingo (4), teve início a 45º jornada. Até terça-feira (6) ao menos 90 pessoas serão submetidas às cirurgias de vesícula, nódulos de mama, histerectomia, ortopédica, próstata, hérnia, angioplastia, fenda palatina e perionoplastia. Antes, os pacientes se deslocavam a Manaus e padeciam nas filas de espera dos hospitais públicos para conseguir atendimento. Desde 2005, já foram investidos pelo município mais de R$ 3,5 milhões.
Os pacientes selecionados passam por uma triagem. O programa é destinado a famílias carentes.
A abertura da jornada foi feita pelo prefeito Bi Garcia, no auditório do Centro do Idoso, no bairro Paulo Corrêa.
Os familiares dos selecionados fazem uma contrapartida ao município. Eles doam sangue ao Hemoam local para ajudar no tratamento de pacientes em estado grave.
Uma equipe multidisciplinar, composta por 16 profissionais, realiza as cirúrgicas. O médico anestesiologista, Aldemar Kimura, que atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), é um dos profissionais que integra o grupo de especialistas.
Os equipamentos foram instalados nos Hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, onde os pacientes estão internados.
 “Estamos devolvendo a dignidade a população, principalmente os mais carentes que não tem condições financeiros de se deslocarem até Manaus, para realizarem o tratamento”, disse Kimura.
Em 2009 a Secretaria Municipal de Saúde realizou duas jornadas das mais complexas: o transplante de córnea e a redução de estomago (cirurgia bariátrica). “Realizamos ambas as cirurgias com sucesso. Na jornada oftalmológica, por exemplo, atendemos 120 pessoas”, diz o secretário municipal de Saúde, Josimar Marinho. “Já realizamos também cirurgias reparadoras para pacientes que tiveram hanseníases”, completa.
Nas jornadas Oftalmológicas a Prefeitura mantém convênio com a Fundação Piedade Cohen. No próximo dia 30 de setembro a 06 de outubro, estão agendadas novas intervenções cirúrgicas nesta área. Serão 160 cirurgias de cataratas e 40 de pterígio, popularmente conhecida como carne crescida.
Um total de 34 jornadas de cirurgias eletivas e 11 cirurgias oftalmológicas já foram realizadas, em Parintins, nos últimos cinco anos. 
São realizadas mensalmente 300 atendimentos para as triagens oftalmológicas. A próxima jornada, realizada em convênio com a Fundaçao Pichita Cohen, acontecerá no final de setembro.

Fonte: Jonas Santos – A Crítica / foto: divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.