VETERINÁRIA QUE JÁ ATENDEU EM FARO E REGIÃO É DESTAQUE NO “DOMINGO ESPETACULAR” DA REDE RECORD
Dr. Fabio Giordano e Dra. Amélia Margarida de Oliveira ao lado do brasão do canil, com muito orgulho
Quem em Faro e região acompanhou o programa “Domingo Espetacular” da Rede Record de Televisão no domingo, 21 de agosto, deve ter notado, no quadro sobre o cão Zandor, do Corpo de Bombeiros de Magé, no Rio de Janeiro, a presença da veterinária Dra. Amélia Margarida de Oliveira e achado sua figura familiar. E é!
Dra. Amélia esteve por várias vezes em Faro, Nhamundá, Terra Santa e Parintins acompanhando a equipe da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção aos Animais) que por aqui realizou campanhas contra a proliferação de animais de rua.
Em São Paulo, onde mora, Dra. Amélia integra a equipe dos “Veterinários na Estrada”, onde, acompanhada por outros colegas de profissão busca suprir a carência de atendimento veterinário em pequenas cidades do interior paulista, sobretudo aquelas em que a população não dispõe de nenhum veterinário nas proximidades.
E foi através dos “Veterinários na Estrada” que seu destino cruzou o de Zandor, cão mestiço labrador e pastor alemão que, por 4 anos, serviu como soldado no canil dos bombeiros em Magé, no Rio de Janeiro.
Zandor recebeu treinamento intensivo,atuou em várias missões, resgatou corpos e salvou vidas. Um verdadeiro herói, enfim! Há algum tempo, apresentou problemas graves de saúde. Teve glaucoma severo bilateral, decorrente da doença que o carrapato transmite, o que levou à perda total da visão.
Seu dono, Sargento Peixoto, procurou a equipe da Dra. Amélia pedindo ajuda no caso Zandor.
(Dra. Amélia conheceu o Sargento Peixoto durante a atuação dos “Veterinários na Estrada” na Região Serrana , no Rio de Janeiro).
Imediatamente colocaram-se à disposição da corporação de Magé, e trouxeram Zandor para São Paulo. Após a realização de vários exames, foi constatada uma doença grave, erliquiose, transmitida por carrapatos, o que provavelmente levou ao glaucoma agudo, e à perda da visão.
Zandor ficou com a equipe desde o dia 10 de maio e recebeu medicação e tratamento VIP.
Quando estava em condições de cirurgia, no dia 31 de maio, foi realizada a enucleação dos dois olhos (retirada dos glóbulos oculares).
Durante todo o resgate, tratamento e procedimento, a equipe do Programa Domingo Espetacular acompanhou e documentou tudo, e no domingo, 21 de agosto, a historia do Zandor foi exibida na íntegra, em horário nobre, como Zandor merece.
Hoje, como apresentado no programa, o cão está reintegrado ao batalhão dos Bombeiros em Magé, onde continua seu trabalho, depois de ser aprovado em novos testes.
Zandor é um herói e exemplo de vida. Apesar de não mais ver com seus olhos, consegue enxergar na alma do homem a confiança e segurança que muitas vezes demonstrou.
À Dra. Amélia e ao Dr. Fábio Giordano, parabéns pela atitude em relação aos animais. Nós que a conhecemos e admiramos, transmitimos a vocês e a todos “Veterinários na Estrada” nossa alegria.
Afinal, “o amor aos animais é o nosso combustível!”





Nenhum comentário:
Postar um comentário