DISPUTA DE TRIBOS NO OESTE DO PARÁ UNE TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO


O duelo de Mundurukus e Muirapinimas acontece neste sábado, 30, no Festribal
Há 17 anos, Juruti, no Oeste do Pará, resgata a importância da cultura indígenas. No mês de Julho, a cidade se transforma. Turistas, comerciantes e moradores vestem as cores das tribos. Vermelho e azul, quem é Muirapinima. Vermelho e amarelo, quem é Munduruku. A novidade deste ano é que o Festribal - Festival das Tribos Indígenas de Juruti, não tem apenas resgate tradicional. Está sendo divulgado pela Internet, possui redes sociais e transmissão dos desfiles para o mundo inteiro.
O primeiro Festival das Tribos aconteceu em 1986, mas só em 1995 houve o primeiro confronto entre as Tribos Munduruku e Muirapinima, durante o X Festival Folclórico da região. Antes disso se apresentavam apenas quadrilhas, bois-bumbás e grupos folclóricos. Segundo Ivanete Castro, secretária de Cultura de Juruti, a valorização cutural do passado foi mantida, mas a inclusão do Festribal no meio digital é necessária.
“A grandiosidade do Festribal tem que ser divulgada para o mundo. No ano passado, havíamos feito teste de transmissão pela Internet. Este ano, o twitter e o facebook são alimentados frequentemente e quem quiser assistir às apresentações poderá acessar o site
http://www.tvpontanegra.com.br/tvweb e conferir toda a beleza das nossas tribos”, declara a secretária.
O dia mais esperado do Festival será neste sábado (30), quando a disputa entre as tribos encerra a festa. Apesar de se manter sempre atual, o destaque do evento é o apelo à história e cultura locais é representado pelos temas das tribos. Este ano, os 600 brincantes Muirapinimas apresentam “Ancestralidade” e os 300 participantes Mundurukus apresentam “Sabedoria Indígena”. Quem entrará primeiro no Tribódromo, arena em forma de canoa onde acontece o Festribal, serão os Mundurukus.
“Nossa expectativa é muito grande. Esta semana fizemos um ensaio geral, apresentamos a coreografia completa para os integrantes da tribo. Entraremos na arena para ganhar”, promete o vice-presidente Muirapinima Nei Juruti. Enquanto o presidente Munduruku, Rodrigo Souza, anseia o bicampeonato. “Depois de nove vitórias e dois empates, a tribo está bastante confiante. Os últimos ajustes foram feitos no ensaio técnico dessa quarta-feira. Está tudo pronto para sermos bicampeões, já que no ano passado nós vencemos”.

Desde 2008, o Festribal é oficialmente Patrimônio Cultural do Pará. Realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Alcoa, a festa deve receber em três dias um público de 40 mil pessoas. “O Festribal é uma manifestação cultural muito importante para o município e para o Estado. Incentiva os artistas locais e movimenta também o comércio da região. O apoio da Alcoa vai além do patrocínio. Demonstramos nosso respeito e admiração pela festa assistindo aos ensaios e às apresentações”, afirma Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa, Juana Galvão.
Programação 17º Festribal:
Dia 29/07: Apresentação das Tribos Mirins
No Tribódromo: 300 crianças Munduruku e 450 crianças Muirapinimas
Dia 30/07: Apresentação das Tribos
Primeira Tribo: Munduruku
Segunda Tribo: Muirapinima

Fontes: Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Juruti
Temple Comunicação
Raphaella Marques e Gabriela Assayag

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.