INAUGURADO NA MANHÃ DESTA SEXTA FEIRA, 22, PREVBARCO II COMEÇA ATENDIMENTOS À POPULAÇÃO DO OESTE DO PARÁ EM ABRIL


Faro, Terra Santa e Jurutí estão no roteiro do Prevbarco II; os atendimentos começarão por Óbidos e Oriximiná
Inaugurada na manhã desta sexta-feira (22), em Santarém, oeste do Pará, a unidade flutuante do INSS – PrevBarco II vai começar os atendimentos na região pelos municípios de Óbidos e Oriximiná, no período de 7 a 26 de abril. O novo PrevBarco vai atender 11 municípios da microrregião do Baixo Amazonas.
O projeto de uma agência móvel do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já existiu na região, entre 1996 e 2014, quando foi interrompido pelo Governo Federal. Dois novos barcos foram construídos para a retomada dos atendimentos fluviais, um para atuar em Belém e região do Marajó (que já foi inaugurado), e outro no Baixo Amazonas.
"A busca do Governo Federal junto ao Governo do Pará é fazer um equilíbrio da cobertura previdenciária. É uma necessidade estarmos mais presentes em localidades onde a população tem dificuldade de chegar a agência", afirmou o superintendente do INSS no Norte e Centro-oeste, André Fidélis.
O PrevBarco II é uma embarcação do tipo "navio motor fechado", com potência de navegação de 410 HP. Ele leva o nome de "Barão do Amazonas" e terá seis servidores do INSS nas viagens, sendo dois da agência de Santarém e outros quatro de outras regiões, destacados para este trabalho, além da tripulação.
A agência fluvial tem toda a estrutura do prédio fixo em seu primeiro piso, com guichês de atendimento, salas, além de todo o equipamento necessário. No segundo andar, são localizados os camarotes, sala de reuniões e outros setores do alojamento dos tripulantes e servidores.
A capacidade do PrevBarco é para receber até 46 pessoas simultaneamente para os atendimentos. O INSS entra em contato com as prefeituras dos municípios, para que avisem os moradores e auxiliem nesta organização.
"A cada viagem que fazemos, atendemos cerca de 1.200 pessoas. O barco não para nas comunidades ribeirinhas exatamente, mas chega na cidade e as comunidades vizinhas vêm para o atendimento", explicou a gerente do PrevBarco II, Anne Guedes.
A primeira viagem da embarcação está marcada para o dia 7 de abril. Em cerca de 40 dias (até o dia 18 de maio), o PrevBarco II vai atender as regiões de Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti.
"Nós temos um atendimento médio de 500 pessoas por dia. 60% destes é do pessoal de fora, das comunidades e outras cidades. Santarém é um polo, mesmo somente com uma agência. Ao invés do segurado vir até nós, estamos indo até ele, evitando o transtorno do deslocamento e o gasto maior", explicou a gerente regional do INSS Santarém, Rosemere Lima.
Governo itinerante e autoridades na inauguração


Com a sede do Governo do Pará em Santarém desde quarta-feira (20) por meio de um projeto de governo itinerante, o governador Helder Barbalho e outras autoridades estiveram presentes durante a inauguração do PrevBarco II. Helder falou na solenidade, realizada no elevado da Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como Praça da Matriz.
Helder deu apoio à retomada das agências fluviais no Pará, ainda quando atuava no governo federal, como Ministro da Integração, e comemorou a chance de participar da inauguração do novo PrevBarco II.
"Com um estado de tamanho continental, não podemos pensar que uma agência em Santarém permite de maneira fácil e ágil o acesso aos serviços às populações dos outros municípios, pela dificuldade de transporte. Nos últimos anos, conseguimos essa edificação para mostrar o respeito com os moradores, levando o serviço da previdência social até mais próximo deles", concluiu.
Cronograma de viagens
A primeira viagem será de 7 a 26 de abril de 2019, para os municípios de Óbidos e Oriximiná. A segunda viagem será de 28 de abril a 18 de maio para as cidades paraenses de Faro, Terra Santa e Juruti. Na terceira viagem, a unidade flutuante irá para Senador José Porfírio, Almeirim e Prainha, no período de 25 de maio a 19 de junho e, na quarta viagem, navegará pelo Rio Tapajós para Brasília Legal e Aveiro.



Fonte/Fotos: Gustavo Campos – G1 Santarém -PA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.