PROFESSORA ARRECADA MOCHILAS PARA ALUNOS CARENTES EM TERRA SANTA-PA E EVITA EVASÃO ESCOLAR

Eu sua moto, Eila Gimaque vai às comunidades distantes fazer a entrega das mochilas arrecadadas

Eila Gimaque montou a campanha para ajudar famílias que não têm condições de comprar o material escolar completo para os filhos
O amor a profissão e a vontade de fazer crianças não abandonarem a educação escolar levaram uma professora e pedagoga a montar uma campanha solidária em Terra Santa, no oeste do Pará. A iniciativa se deu depois de Eila Gimaque Farias observar o dia a dia dos alunos.
A ação arrecada desde 24 de janeiro mochilas e outros materiais escolares e doa a crianças carentes do município. O principal objetivo é estimular os “pequenos” a irem às aulas, previstas para iniciar na primeira semana de março.
“Meu amor pelos alunos me faz fazer esse trabalho.
— Professora Eila Gimaque”
Professora há 24 anos e, atualmente, trabalhando com turmas multisseriadas na zona rural e educação infantil na área urbana, Eila vê de perto a importância de uma criança ter mochila para levar o material escolar.
“Eu sempre ajudei as crianças com que posso e observo a carência de muitas delas que não têm condições de ter um objeto que para muitos é simples, mas para elas pode ser tudo. Meu amor pelos alunos me faz fazer esse trabalho”, contou.
A iniciativa também serve para que os alunos não se sintam inferiores aos demais que têm uma mochila. A professora contou ainda que dói o coração ao ouvir que crianças não querem ir às aulas porque têm vergonha de não ter onde levar o caderno e o lápis.
Início da campanha
Um final de tarde foi suficiente para que a ideia da campanha surgisse. Eila percebeu que os pais de uma aluna não foram buscá-la na escola, então resolveu levar a estudante em casa, no bairro Cidade Nova.
“Era uma casa humilde, mas a mãe sempre levava ela na escola. Pegava a bicicleta, colocava o bebê de colo e a filha e ia levar para estudar, toda tarde. A minha primeira doação foi para a Natiele por ela não faltar às aulas”, contou Eila.
Foi observando os alunos que a professora percebeu também que a mochila pode ser um estímulo para que os estudantes possam frequentar às aulas. "Se eles têm onde levar o caderno, se sentem mais incentivados a irem à escola", completou.
Como doar?
Não medindo esforços, a professora vai de motocicleta até onde há alguém querendo doar mochila, faz a arrecadação e depois entra em contato com famílias carentes para fazer a entrega.
As doações podem ser comunicadas pelo telefone (93) 99227 3533. É preciso informar o local par entregar das mochilas novas e usas, além de kits escolares completos, e a professora se encarrega de fazer as entregas.
A campanha não tem data para encerrar. As mochilas destinadas às crianças da região ribeirinha serão entregues somente quando as aulas iniciarem.
As boas ações de Eila também ocorrerem em datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Crianças. “De pouquinho em pouquinho a gente faz muito”, finalizou.

Fonte/Foto: Geovane Brito, G1 Santarém — Pará/Arquivo Pessoal



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.