POLÍTICA/AMAZONAS: PESQUISAS DÃO O TOM NOS BASTIDORES


As pesquisas internas realizadas a mando de caciques políticos de olho na Eleição 2018 estão pautando, desde já, todos os movimentos da pré-campanha no AM. São os números que vêm ditando a agenda de cada um deles - os ataques, as defesas e ações administrativas. É também com base nas sondagens que adversários passarão  a ser minados por concorrentes. Pontos fracos são mapeados e os pontos fortes de cada um superdimensionados. Declarações de apoio também vão ser guiadas pelos números.
Ajuda O ex-deputado federal Francisco Praciano, do PT, está organizando uma vaquinha de R$ 35 mil para conseguir pagar uma multa eleitoral que recebeu logo após a eleição de 2014.
Motivo No site da vaquinha, uma descrição explica: “Na campanha de 2014 ao Senado, Praciano apresentou num programa de TV a ex-primeira dama do Estado e filha (sem tarja) no avião do governo, numa possível viagem pela ilha San Martin do Caribe. A ausência da tarja na criança foi considerada um crime”, informa.
Condenação  O valor da indenização será pago ao senador Omar Aziz (PSD). Às claras  A escolha da lista tríplice que será enviada ao governador Amazonino Mendes (PDT) com os nomes dos mais votados na disputa pela vaga de desembargador do TJ/AM será com voto aberto e justificado. A informação foi dada ontem aos seis candidatos pelo presidente da Corte, Flávio Pascarelli.
Tranquilo   Um membro do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas garante que o advogado Délcio Santos “está seguro” na lista tríplice. O lobby em favor dele é mesmo forte - especialmente na direção da OAB/AM. Até ontem, a previsão era que Jorge Pinho ficaria de fora.

 Infelicidade 1   O deputado estadual Josué Neto (PSD) fez ontem uma comparação infeliz ao relacionar mortes ocasionadas por malária no Estado com o acidente que vitimou três pessoas na rodovia AM-010 no último fim de semana. Foi ao citar que este ano o Amazonas já tem 18 mil casos de malária.
Infelicidade 2  “Até semana passada, sete pessoas morreram no interior por conta  da malária. Acabou de falecer três pessoas na Manaus-Itacoatiara. O mundo todo se sensibilizou porque viu foto, viu a foto dos carros, sabe quem são as pessoas que morreram, e a gente deixa nossos sentimentos. (...). Mas no Amazonas já chega a quase dez pessoas morrendo de malária”, discursou Josué Neto.
Fiscais  Os vereadores Chico Preto (PMN) e Joana Dar’c (PR) pediram a ajuda dos colegas, ontem, para engrossar um pedido que será feito à Prefeitura de Manaus. Eles querem  saber do Município a localização das obras de asfaltamento na cidade à medida que os trabalhos forem feitos.
Funcionários  A base governista na Câmara, que se revezou na sessão desta terça-feira (12) para elogiar o “pacote de verão” da gestão Arthur Neto (PSDB), não garantiu que dará apoio ao pleito dos dois vereadores.
Medo  Não se sabe o motivo, mas a base governista no Legislativo Municipal foi orientada a desidratar o pedido de CPI da Bilhetagem Eletrônica. A desculpa é que a comissão teria uso eleitoreiro. Detalhe: o prefeito Arthur Neto não é candidato.

Fonte/Foto: coluna Sim & Não, A Crítica – Manaus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.