quarta-feira, 6 de junho de 2018

INSTITUTO ALCOA INICIA NOVA TURMA DO PROGRAMA ECOA


Pelo quinto ano consecutivo, Instituto Alcoa, Secretarias Municipais de Educação e Evoluir firmam parceria para promover educação participativa e inovadora
Em 2018 o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental entra em seu quinto ano de execução. A parceria entre Instituto Alcoa, Evoluir e Secretarias de Educação dos municípios de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA foi renovada e as atividades retomadas no mês de maio.
A meta é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar, que vem sendo fomentada desde 2014 nos municípios, por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação socioambiental.
O programa mantém o formato adotado nos anos anteriores, com formação de professores, acompanhamento pedagógico nas escolas, realização das Missões ECOA, voluntariado com funcionários Alcoa e distribuição de materiais pedagógicos. As escolas participantes do ciclo de 2014 a 2016 são convidadas a fazerem parte da Rede ECOA e indicam representantes para participarem do curso de formação.
Para o presidente do Conselho do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, o Programa ECOA contribui com a nossa missão, que busca deixar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua. “O ECOA apresentou resultados expressivos nos últimos quatro anos, que nos motivam a dar continuidade à esta iniciativa e promover transformações em toda a comunidade escolar”, disse.
No ano passado, o Programa ECOA beneficiou mais de 11 mil alunos nas 15 escolas contempladas e 120 professores foram certificados no custo de formação. Houve a distribuição de 15 Bibliotecas ECOA, com a doação de 4,5 mil livros no total. As missões ECOA, que são atividades realizadas no contraturno escolar que promovem transformações positivas no relacionamento entre alunos e professores, envolveram mais de 3000 alunos da Rede Pública de Ensino.
Programa ECOA em Poços de Caldas
No dia 16 de maio foi realizada a primeira formação do Programa ECOA 2018, direcionada aos professores e gestores das cinco escolas municipais participantes: Antônio Sérgio Teixeira, José Mamud Assan, Professor Júlio Bonazzi, Sérgio de Freitas Pacheco e Wilson Hedy Molinari.
Programa ECOA em São Luís (Alumar)
No dia 23 de maio foi realizada a primeira formação do Programa ECOA 2018, direcionada aos professores e gestores das cinco escolas municipais participantes: UEB Amaral Raposo, UEB Antoninho Baldez, UEB José Augusto Mochel, UEB Professora Rosilda Cordeiro e UEB Uruati.
Programa ECOA em Juruti
No dia 23 de maio foi realizada a primeira formação do Programa ECOA 2018, direcionada aos professores e gestores das cinco escolas municipais participantes: Escola Getúlio Vargas, Escola Gregório de Araújo, Escola Nossa Senhora da Saúde, Escola Batista e Escola Rosa de Sarom.
Sobre o Programa ECOA
O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o programa beneficiou mais de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; geração de renda e empreendedorismo; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Fonte: José Ibanês - AMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente:

 

Blogroll

About