EM FARO-PA, REPRESENTANTES DA MRN REUNIRAM-SE ONTEM, 04, COM MEMBROS DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E COMUNIDADE LOCAL.






Os senhores Alberto Juliê Monteiro de Aragão (Gerente de Relações Comunitárias) e Paulo Ayres Muselli de Mendonça (‎Gerente de Gestão, Segurança, Meio-Ambiente, Licenciamento e Relações Comunitárias), representando a Mineração Rio do Norte – MRN, estiveram ontem (04/05) em Faro-PA, onde se reuniram com a gestora municipal, sra. Marinete Costa Machado, vice prefeito sr. João do Espirito Santo Pimentel Freire, secretários de diversas pastas, presidente da Câmara Municipal, sr. Francisco Paulo Duque Menezes e demais vereadores, e membros da comunidade local, como o pastor Pedro Gomes Lima, da Igreja Assembleia de Deus.

Esse encontro ocorreu na sede do Legislativo, e serviu para proporcionar um relacionamento mais próximo entre a MRN e a comunidade farense, e estendeu-se por cerca de três horas.

Após as boas vindas da prefeita Marinete e do presidente da Câmara, vereador Francisco Paulo, a palavra foi facultada aos visitantes.

Segundo palavras do sr. Alberto Juliê, essa visita tem por finalidade conhecer, in loco, a realidade do município, e operacionalizar pleitos formulados em reuniões acontecidas anteriormente, na sede da MRN.  Essas reuniões ocorreram, e outras ainda ocorrerão, também com representantes de Oriximiná e Terra Santa, municípios do oeste paraense onde a MRN já atua.

O sr. Paulo Ayres citou, também como um dos motivo dessa reunião, a necessidade de colaborar na formatação e desenvolvimento de projetos que façam a diferença na realidade do município. Ainda segundo ele, quem tem que fazer a diferença para o povo de Faro, é o próprio povo de Faro. Mas nada impede que a MRN auxilie nesse processo, tomando conhecimento dos problemas locais e ajudando a encontrar possíveis soluções.

Nesse sentido citou, como exemplo, a necessidade que a mineradora tem, hoje, de operadores de caminhões; para preencher essas vagas, é preciso que os candidatos possuam a carteira de habilitação classe C. Nesse contexto, a MRN está disposta a iniciar parceria com a prefeitura local para que os interessados em suprir essas vagas consigam realizar os cursos e prestar os exames necessários para obtenção de suas carteiras de habilitação, e assim fazer parte do quadro de funcionários da mineradora.

Também informou que, em junho a MRN estará patrocinando a vinda a Faro de membros de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com a finalidade de detectar as necessidades do município e a forma mais viável de atende-las.

A prefeita Marinete citou como grande - senão o maior - empecilho para o desenvolvimento do município e criação de oportunidades, a situação de inadimplência do Executivo local junto aos órgãos federais, o que impossibilita qualquer acesse a recursos públicos. Ressaltou a necessidade de encontrar alternativas para essa situação. Segundo ela, Faro deveria ter a capacidade de trilhar seu caminho, independente do auxilio da MRN, ou seja, tornar-se auto sustentável.

O sr. Juliê ressaltou que qualquer ação nesse sentido só poderá ser eficaz se o poder público e a comunidade se unirem.

O vereador José Maria Gato Gonçalves passou às mãos dos representantes da MRN, em nome do Legislativo, requerimentos solicitando o apoio da mineradora às quadrilhas juninas e aos bois bumbás do distrito de Nova Maracanã, dois veículos para uso da Câmara (um automóvel e uma “voadeira”) e a reforma da atual sede do Legislativo.

A secretária de Saúde, srta. Valderly Carvalho, também expôs as reivindicações referentes à secretaria que comanda, e fez a entrega do requerimento correspondente aos representantes da mineradora.

Após um almoço oferecido pelo Legislativo, os representantes da MRN retornaram a Porto Trombetas, sede da MRN, no município de Oriximiná.

Outras reuniões acontecerão em um futuro próximo; a impressão que ficou desse primeiro encontro foi positiva e animadora.


Prefeita Marinete Machado (centro). Ao seu lado, vice prefeito Baíca e secretária de Assistência Social, Deuziane.



Sr. Alberto Juliê fala aos presentes.
  
Sr. Paulo Ayres, ao usar a palavra na tribuna.
  




Fonte/Fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Faro-PA/z fioravante







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.