REDES SOCIAIS ANTECIPAM DISPUTA ELEITORAL DE 2016. EM PARINTINS, POR EXEMPLO ...



Internautas declaram seus votos e demonstram que as eleições municipais começaram
A um ano e sete meses para as eleições municipais, a movimentação visando à disputa já iniciou. Nas redes sociais, além da guerra virtual entre os correligionários de pretensos candidatos, a declaração do voto e de possíveis alianças entre os políticos da Ilha se tornaram explícitas.
O pré-candidato à reeleição, Alexandre da Carbrás (PSD) corre por fora e se torna uma terceira via em uma disputa que, aparentemente, já está polarizada pelo deputado estadual Bi Garcia (PSDB) e por Messias Cursino (PMDB). O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), em visita a Parintins, no dia 12 de dezembro do ano passado, teria deixado nas entrelinhas que Messias era seu candidato a prefeito em Parintins. As declarações frustram possíveis pretensões do vice-prefeito Carmona Oliveira (PMDB) e da empresária Márcia Baranda (PMDB), que ensaiavam chegar ao maior cargo do Executivo municipal.
Messias é um dos nomes mais citados pelos internautas e a derrota em 2012 expressa arrependimento em não tê-lo colocado como prefeito de Parintins. Outros, por sua vez, sustentam que sempre viram Messias com bons olhos.
O deputado estadual Bi Garcia conta com o apoio praticamente irrestrito do governador José Melo (Pros), do prefeito de Manaus e cunhado Artur Virgílio Neto (PSDB) e do senador Omar Aziz (PSD). Melo estaria adotando uma estratégia de isolar Carbrás e transparecer que Parintins está abandonada por única e exclusiva culpa do atual prefeito. Melo, porém, assumiu o compromisso de asfaltar as vias da cidade até o próximo festival folclórico, mas as obras estavam paradas desde dezembro de 2014.
Nomes
Além de Bi Garcia e Messias, outros nomes sugeridos pelos internautas tiveram declaração de apoio nas redes sociais. O ex-secretário de obras na gestão de Bi e opositor de Carbrás na Câmara Municipal, Mateus Assayag (PSDB), foi um dos primeiros a serem lembrados pela população.
Assayag demonstra que não está mais disposto a ficar no Legislativo e anseia por uma posição no Executivo Municipal. Mateus foi a Brasília e se encontrou com o deputado federal Alfredo Nascimento (PR) e com a senadora Sandra Braga (PMDB) em busca de recursos federais para o município, uma vez que as torneiras do Estado estão fechadas para Carbrás e, consequentemente, para Parintins.
Outro político lembrado nas redes sociais é o do ex-vereador Juscelino Melo Manso (PSB). Manso obteve mais de cinco mil votos nas eleições de 2014 para deputado estadual e está credenciado a disputar uma vaga no Executivo, uma vez que conquistou quase 10% dos mais de 64 mil eleitores de Parintins em uma campanha de poucos recursos.
Para Juscelino, porém, o cenário é mais complicado. Com a provável aliança entre PSDB e PSB em âmbito nacional e estadual, dificilmente Manso ganharia a disputa política contra Bi Garcia, que conquistou mais que o triplo de votos que Juscelino. Restaria ao psbista juntar-se a Bi e tentar ser o vice-prefeito em sua chapa, disputando a vaga contra nomes fortes, como o da vereadora Vanessa Gonçalves (Pros). Esse é um cargo que Manso, por três vezes, foi preterido por Garcia.
Lázaro Teixeira (PT) é outro possível candidato que foi recordado nas redes sociais. Sem expressão em Parintins, o PT não terá forças para vencer a eleição se disputá-las solitariamente. A solução para Lázaro e para o Partido dos Trabalhadores é manter a aliança nacional PT/PMDB e tentar, também, a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Messias.
Bloco
Cada lado desta disputa está formando um bloco de coalizão com o intuito de tirar Carbrás da prefeitura municipal. O isolamento dado ao prefeito por Melo e a esquiva de Braga em relação a não querer qualquer tipo de contato com Alexandre demonstra que ele está, sim, fora do jogo eleitoral para 2016. A saída para o prefeito é reinventar seu governo nestes dezenove meses que lhe restam e dar uma cara nova a Parintins. Entretanto, com a torneira seca de Melo, com as recusas de Braga e com os vários erros administrativos cometidos por Carbrás e seu secretariado, a situação do atual prefeito é complicada e com tendência a cair no ostracismo a partir de 1º de janeiro de 2017.

Fonte/Foto: Neudson Corrêa – reporterparintins.com.br/JRP

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.