COMEÇA NESTA TERÇA, 21, MAIS UMA EDIÇÃO DA FESTA DO RITMO DA FUNDAÇÃO CARLOS GOMES



A Festa do Ritmo tem como objetivo capacitar e aprimorar o conhecimento musical dos estudantes e professores de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes
Começa nesta terça-feira (21) o VI Encontro de Percussão da Fundação Carlos Gomes (FCG). O evento, que chega a sua sexta edição, traz ao Pará grandes nomes da música contemporânea percussiva, como Diego Scliar (RJ), Fábio Oliveira (GO), Fernando Rocha (MG) e Evaristo Aguilar (México). Além de músicos nacionais e internacionais, o encontro também vai mostrar o talento de jovens artistas locais, como o BachPará, formado por alunos do bacharelado em música da FCG/Uepa, Grupo de Percussão da FCG (GPFCG), grupo de percussão do Projeto Vale Música (PCVM), formado por crianças e adolescentes, e o Árvore e Ar, dos músicos Rafel Barros e José Maria Bezerra.
O VI Encontro de Percussão, também chamado de Festa do Ritmo, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, que tem como objetivo capacitar e aprimorar o conhecimento musical dos estudantes e professores de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).
Toda a programação, formada por oficinas musicais e concertos, será realizada nas salas de instrumento e salas de concerto do Instituto Estadual Carlos Gomes. O evento tem início na manhã desta terça-feira (21), com a realização de masterclasses com os professores Marcos Matos e Rafael Barros. Às 11h, haverá a abertura do encontro com a apresentação dos músicos que integram o BachPará e com os alunos que fazem parte do Grupo de Percussão da FCG.
A programação prossegue durante a tarde. Às 15h haverá apresentação dos percussionistas do grupo "Árvore e Ar", na sala de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes e, às 19h, concerto do baterista Diego Scliar, na sala Ettore Bosio. Todo o evento tem entrada gratuita, mas os alunos que estiverem interessados em participar dos masterclasses devem fazer as inscrições na secretaria do IECG, no horário de 9h até 17h.
V Encontro
No ano passado, o Encontro de Percussão comemorou os 25 anos de criação do Grupo de Percussão da FCG (GPFCG), fundado pelo professor Roberto Luiz Cioci Sampaio, em 1988. Cioci foi o primeiro professor de percussão do Conservatório, responsável pela formação de grandes nomes da música percussiva em Belém. O evento trouxe a Belém o professor John Boudler (SP), responsável no final dos anos 70 pela criação do grupo Piap, por onde passaram vários músicos paraenses, como os percussionistas Ricardo Aquino e Marcos Matos, atualmente professores do IECG. A quinta edição do evento realizou, pela primeira vez, um master classe de carimbó.
Desde 2007, a Fundação Carlos Gomes desenvolve um projeto na área do ensino da Percussão, que é considerado único no país. Cada aluno do curso tem aulas com quatro professores de instrumento, onde eles aprendem áreas específicas do universo da percussão. Teclados e Caixa-clara são ensinados pelo professor Marcos Matos; Tímpanos, Múltipla Percussão e Percussão Sinfônica, são disciplinas lecionadas pelo professor Ricardo Aquino; Bateria pelos Professores Mariano Primo e Mario Cruz e Percussão Popular pelo professor Luiz Cioci. Esta estrutura dá ao aluno um amplo leque de conhecimentos, apresentando todas as condições para a formação técnica mais adequada ao seu desenvolvimento artístico. Isso possibilita aos estudnates tocar percussão e bateria em bandas, grupos de percussão, bandas das forças armadas, além de poder lecionar.
SERVIÇO:
VI Encontro de Percussão da FCG
Data: 21 a 24 de outubro
Hora: 8h30 às 10h30 (Masterclasses), às 11h, 15h e 19h (Concertos)
Local: Sala de Percussão da FCG e Sala Ettore Bosio (IECG)
Entrada Franca
Fonte/Foto: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.