SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE FARO-PA ESTÃO EM ESTADO DE GREVE


Da Redação
Na terça-feira, 22, os servidores públicos do município de Faro, entraram em estado de greve e saíram nas ruas da cidade protestando contra possíveis cortes salarial na área da educação e saúde.
A manifestação nas ruas da cidade foi organizada pelo SINDFARO, sindicato que agrega os servidores da Prefeitura do município. Na caminhada, os servidores da saúde e educação, fizeram uma manifestação pacífica em frente a Prefeitura Municipal, Fórum local e Câmara legislativa, onde foram recebidos pelos vereadores do município e o presidente da câmara, vereador Francivaldo Feijó, declarou apoio ao movimento.
Segundo o presidente do SINDFARO, Enéas Torres, a reivindicação dos servidores é quanto aos rumos determinados pela atual administração quanto à política salarial dos servidores e também na condução das atividades do Executivo. Os servidores querem o pagamento dos salários em dia e que não sejam cortadas as gratificações adicionais.
O estado de greve será mantido pelos servidores do município de Faro, até que a prefeita Marinete Machado sente para negociar com o SINDFARO, se caso não haja uma negociação que atenda as reivindicações, o movimento passará a adotar a greve dos funcionários.
PREFEITURA – A prefeita de Faro, Marinete Machado, disse a reportagem do jornal Tribuna da Calha Norte, que o município de Faro precisa se ajustar a real situação financeira com a perda nos recursos federais, que eram de 1,2% e passou para 0,6% na arrecadação. “Eu ainda não tomei nenhuma medida radical para baixar esse percentual de folha, que hoje chega a mais de 74% dos recursos, e a lei de responsabilidade fiscal diz que a gente não pode passar dos 54%”, falou a prefeita, alegando que os servidores estão reivindicando uma série de vantagens que o município não tem condições de pagar.
Quanto a cortes financeiros na folha de pagamento, a prefeita Marinete disse que isso não foi realizado, com exceção da Regência de Classe, “consultamos nosso jurídico e constatamos que a Regência de Classe já é embutida no piso nacional, e o município paga o piso nacional”, acrescentou a prefeita, complementando que, “agora, realmente que o município terá que se ajustar a atual situação financeira não tem jeito, porque se não regularizar isso quem vai responder sou eu (Marinete) perante o Tribunal de Contas”.
Marinete Machado falou que não é uma questão de gestão na prefeitura de Faro, é porque perdeu muito nos repasses dos recursos federais, caiu pela metade e permanece com mais de 600 funcionários concursados. “O grande problema no município de Faro é uma folha de funcionários muito alta, onde o recurso da educação não consegue honrar o pagamento em dia com a folha, a saúde também não consegue porque o dinheiro que é disponível pra pagamento não é suficiente, até mesmo, específico na área de educação, onde é a maior insatisfação, o Fundeb não consegue cobrir todas as despesas e o recurso não é simplesmente apenas para pagar professores, ele é para manutenção de escolas, comprar material e os valores que vem mensalmente pra Faro não é suficiente”.
A Prefeita disse ainda que nos ajuste da folha precisa ser bem esclarecida, como exemplo, a pessoa que fez concurso público para o nível médio e após estar trabalhando conclui o ensino superior exige que o salário seja reajustado em 50% por conta da escolaridade de nível superior, que segunda Marinete isso é inconstitucional, pois nesse caso a pessoa tem que fazer um novo concurso público para poder ganhar com o nível superior.
Marinete finalizou dizendo que pelo que entende do estado de greve, se trata de politicagem para algumas pessoas se aproveitarem politicamente, pois a própria prefeita já sentou com o sindicato e com o funcionalismo da educação, mostrou a real situação financeira do município, inclusive apresentando os extratos bancários dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, comprovando que não tem como pagar a folha, mesmo assim não serviu de nada. A prefeita confirmou que os salários estão sendo pagos com atraso, que chega até 20 dias, mas não está acumulando para o mês seguinte os pagamentos, o que existe atrasado é da folha de pagamento da gestão anterior que até hoje o município não conseguiu pagar.
Fonte/Fotos: tcnnews.com.br/Zilton Fioravante




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.