EXPEDIÇÃO DE BARCO HOSPITAL REALIZA QUASE 6 MIL PROCEDIMENTOS NO OESTE PARAENSE


Embarcação leva atendimento às comunidades mais remotas e auxilia no Programa Fila Zero, que objetiva reduzir o tempo de espera da população por assistência em saúde

A 43ª Expedição do Barco Hospital Papa Francisco e São João Paulo II promoveu atendimentos nas comunidades Parauá e Suruacá, em Santarém, no Baixo Amazonas na primeira quinzena de novembro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foram realizados 5.814 procedimentos médicos e clínicos e cirúrgicos.

Frei Joel Soares, coordenador do projeto, falou sobre a iniciativa que leva atendimento pelos rios. "Mais uma vez o Barco Hospital Papa Francisco juntamente com a Sespa promoveram a ação nas comunidades de Santarém. Ficamos atracados na comunidade da região do Parauá. Tivemos o apoio da equipe da Sespa de Santarém, como da Prefeitura e de todas as comunidades do entorno", afirmou.

Entre as pessoas que receberam atendimento estava Fernanda Cecília, que vive nas margens do Rio Tapajós. "Tive a oportunidade de realizar a minha cirurgia no barco hospital Papa Francisco. Foi um atendimento maravilhoso e totalmente humanizado, desde a hora que cheguei em busca das informações até o procedimento da triagem e consulta com os médicos cirurgiões", lembra.

Antes e após a cirurgia, Fernanda contou com os benefícios da música para ajudar no relaxamento e recuperação. "Para mim, foi muito emocionante. Assim como para mim, a equipe com certeza marcou nos corações de todos que por lá passaram. Além de ter levado saúde, levaram gratidão e amor. Obrigada Equipe do Barco Hospital Papa Francisco. Que Deus continue a abençoar essa missão maravilhosa que é levar atendimento à população ribeirinha", acrescentou.

Para o titular da Sespa, Romulo Rodovalho, o barco tem sido uma importante parceria para ajudar a levar atendimento às comunidades mais remotas, bem como auxiliar no Programa Fila Zero, que objetiva reduzir o tempo de espera da população por assistência em saúde. "Oferecer consultas e exames médicos em regiões ribeirinhas é uma ação fundamental para a saúde pública do Pará, e o Barco Hospital vem cumprindo essa demanda nos últimos meses de forma efetiva, especialmente nas comunidades que mais precisam desse atendimento", afirmou o secretário de Saúde.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.