RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA MANHÃ | TERÇA-FEIRA, 01 DE DEZEMBRO DE 2020

 


'JOÃO ALBERTO PODIA TER SIDO EU': O RACISMO ESTRUTURAL NO DIA A DIA DOS BRASILEIROS

 

assassinato de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos espancado por dois seguranças de um supermercado Carrefour em Porto Alegre gerou uma onda de luta e discussões antirracistas pelo país. Não só por ter acontecido às vésperas do Dia da Consciência Negra, mas por se tratar de prática comum na vida cotidiana de milhares de brasileiros e brasileiras.

Crispim Terral, 35, é empresário e estava com a filha em uma agência da Caixa em Salvador. Ele foi agredido por policiais militares diante da adolescente, e ficou quase cinco horas na agência para resolver um saque indevido em sua conta corrente. A memória foi inevitável ao saber do Caso João Alberto.

Sou vítima e sobrevivente desse sistema racista que mata o nosso povo diariamente. A violência se repete e eu fico pensando: até quando vai acontecer? Podia ter sido eu ali, e quase foi."

Matheus Fernandes, 18, foi a uma loja Renner no shopping Plaza na Ilha do Governador, no Rio, para trocar um relógio que havia comprado para o Dia dos Pais. Foi perseguido por dois homens, encurralado e imobilizado no chão da escadaria. Ele foi acusado de ter roubado o acessório e de ter uma "atitude suspeita".

Uma menina negra de apenas 11 anos foi sozinha à loja de doces UFA Atacadão, na Penha, no Rio, comprar pipoca a pedido da mãe. O segurança a acusou de roubo e a fez levantar a blusa em público para comprovar sua inocência.

Hoje, o UOL publica reportagem de Beatriz Mazzei com relatos de clientes que, como o Beto, convivem com o racismo estrutural e momentos de tensão e agressão em lojas e estabelecimentos.

 

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

 

- João Alberto: Polícia aguarda laudo de morte para decidir indiciamento

 

- 52% do eleitorado, mulheres comandam apenas 11,8% das prefeituras

 

- DEM é o que mais ganhou cidades e PSDB, o que mais perdeu em relação a 2016

 

- Barroso diz que voto impresso é desnecessário e pode causar tumulto.

 

Fonte/Foto: Clarice Cardoso, do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.