PORTO DE SANTARÉM-PA É O 1º DO PAÍS EM CRESCIMENTO DE CARGAS; GRÃOS SÃO OS RESPONSÁVEIS



Graneis sólidos puxaram crescimento de 30,7%; o porto é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP)
O Porto de Santarém, no oeste do Pará, ficou em primeiro lugar entre os 19 terminais que tiveram crescimento no volume de cargas movimentadas em todo país. O levantamento feito pelo Ministério da Infraestrutura, com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e das autoridades portuárias, que levam em consideração valores até outubro de 2019. Santarém registrou um aumento de 30,7%.
Os graneis sólidos puxaram o crescimento na movimentação no Porto de Santarém e representaram quase a totalidade das mais de 12 milhões de toneladas transportadas em 2019.
Em segundo lugar, aparece o Porto de Itajaí (SC), com aumento de 23,2% em relação a 2018. Já o Porto de Vila do Conde (PA) ficou na terceira colocação, com aumento de 19,3% no volume de cargas escoadas.
O mesmo ocorreu com o Porto de Vila do Conde, onde os graneis sólidos representaram 73% do total movimentado no ano passado. Ambos são administrados pela Companhia Docas do Pará (CDP). Entre os produtos mais transportados em Itajaí, estiveram madeira, derivados e frango na exportação, e plásticos, borrachas e produtos químicos na importação.
A CDP administra os portos de Santarém, Miramar, Itaituba, Vila do Conde, Belém, Outeiro e Óbidos, obtendo bons resultados nos últimos anos. Passou de prejuízo de R$ 33 milhões, em 2018, para lucro de R$ 35 milhões.
O Porto de Santarém, situado na Ponta do Salé, fica à margem direita do rio Tapajós a cerca de 3 km da confluência com o rio Amazonas e uma distância fluvial de 876 km de Belém. Em frente ao porto se visualiza a Ponta Negra, que delimita a barra do rio Tapajós pela margem esquerda.

Fonte/Foto: Portal DeAmazônia/Reprodução Site Espaço James

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.