PROFESSORA DO PARÁ É UMA DAS VENCEDORAS DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL
Prêmio celebra educadores que utilizam o esporte como
ferramenta de educação
A professora Mariana Silva
Barros, da EMEF Mariana Leão Dias, no município de Tucuruí (PA), é uma das
ganhadoras do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Esporte como
Estratégia de Aprendizagem. O prêmio é organizado pelo MEC e tem o apoio do
Instituto Península na categoria pelo segundo ano consecutivo por meio do
Impulsiona, iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e
práticas do esporte nas escolas.
Cinco professores de
Educação Física de escolas públicas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país
são os vencedores do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Esporte como
Estratégia de Aprendizagem. Leonardo Coelho de Deus, do Piauí; Lucia Dagmar
Hurtado Arruda, do Mato Grosso; Mariana Silva Barros, do Pará; André Luiz Cyrino
Oliveira, do Ceará, e Weliton de Freitas Silva, do Tocantins, realizaram
projetos em que o esporte é a principal ferramenta pedagógica no ensino dos
alunos da Educação Básica.
O Instituto Península, que
acredita no esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos,
apoia a categoria pelo segundo ano consecutivo por meio do Impulsiona, sua
iniciativa que capacita professores a disseminarem os valores e práticas do
esporte nas escolas. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC)
e reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à
melhoria da educação.
“Nós do Instituto
Península temos orgulho em apoiar a categoria no Prêmio Professores do Brasil e
celebrar o trabalho de professores que fortalecem o esporte como uma poderosa
ferramenta pedagógica. A prática esportiva regular melhora o desempenho de alunos
em tarefas que envolvem simultaneamente cognição, aprendizagem e raciocínio
lógico, e seus valores desenvolvem competências socioemocionais, aspectos muito
importantes na formação das novas gerações”, comenta Heloisa Morel, diretora do
Instituto Península.
Para mostrar a importância
do respeito aos deficientes físicos, Leonardo Coelho de Deus fez um trabalho de
conscientização com os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí
Campus Corrente, em Teresina (PI). Ele desenvolveu o projeto de Educação Física
Adaptada, que ensinou
princípios de respeito e
solidariedade ao próximo a partir da experiência dos estudantes na prática de
esportes adaptados aos deficientes.
Na EMEF Vinicius de
Moraes, em Lucas do Rio Verde (MT), a professora Lucia Dagmar Hurtado Arruda
criou a Gincana Educativa IDEB. Usando atividades lúdicas e motivadoras, a
gincana desenvolveu a percepção, a imaginação, a fantasia e os sentimentos dos
alunos, estimulando e melhorando a aprendizagem de forma integral. Isso
preparou os estudantes para a prova do Ideb (Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica), aplicada pela primeira vez em 2017.
Mariana Silva Barros
enfrentava dificuldades em ensinar práticas esportivas na EMEF Mariana Leão
Dias, no município de Tucuruí (PA). Com espaço físico inadequado e falta de
materiais pedagógicos e de recursos financeiros, a educadora adotou o Atletismo
para garantir a prática de atividade física a todos, incluindo os estudantes
com deficiência física e intelectual. Utilizando materiais confeccionados com
recursos alternativos e recicláveis, ela promoveu atividades de corrida, salto,
arremesso e lançamento que desenvolveram a capacidade motora, a autoestima, a
integração e a motivação de seus alunos para o aprendizado.
O professor Andre Luiz
Cyrino de Oliveira levou aos alunos da EEM Mariano Martins, de Fortaleza (CE),
práticas que valorizam o bom relacionamento, tanto do indivíduo consigo mesmo
quanto com outras pessoas. Ele utilizou atividades da Cultura Corporal de
Movimento, que incluem as ginásticas, as danças, as lutas, os jogos, os
esportes e as práticas corporais de aventura. Estas interações estimulam o
contato com outro colega, seja em duplas, trios ou grupos, e desenvolvem
percepções como o cuidado com a segurança do próximo, a humildade, o
protagonismo do ensinar ao outro, o respeito e a amizade.
Nas aulas de Educação
Física do Colégio Estadual Cândido Figueira, em Urbana (TO), os alunos
praticavam apenas Futsal e muitos não tinham interesse em participar das aulas.
O professor Welinton de Freitas Silva identificou que a falta de estímulo vinha
da carência de habilidades psicomotoras básicas para a prática de modalidades
esportivas coletivas e individuais. Ele passou a promover outros esportes, como
Atletismo, Basquetebol, Tênis de Mesa e Voleibol, e organizou a participação
dos alunos na manutenção das estruturas da escola. Eles aprenderam a valorizar
o esporte e a compreender a importância da conservação do patrimônio público.
Os cinco vencedores
ganharão um vale de R$ 5.000,00 para investir nas escolas onde atuam. A edição
2018 do concurso premiou 30 professores em seis categorias (Educação Infantil -
Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental - Anos Iniciais -
Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental - anos iniciais:
4º e 5º anos, Ensino Fundamental - anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio),
além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.
Sobre o Prêmio Professores do Brasil
O Prêmio Professores do
Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com
instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de
professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de
ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Sobre o Instituto Península
O Instituto Península é
uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de Educação e do Esporte.
Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são
a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de
professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e
terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem
como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Para mais informações acesse
www.institutopeninsula.org.br.
Sobre o Impulsiona
É a iniciativa de educação
esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o
desenvolvimento integral dos alunos. Com foco em ampliar o repertório esportivo
e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece
cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de
professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Lançado
em julho de 2017, já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país. Para saber
mais sobre o Impulsiona, acesse www.impulsiona.org.br.
Fonte: VIVIAN
TIEMI - Assessoria de Imprensa
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