PARINTINS-AM: MORRE AOS 83 ANOS GLÁUCIO GONÇALVES, O “PAPO FIRME”, EX PREFEITO DO MUNICIPIO



Gláucio Gonçalves foi duas vezes prefeito de Parintins e quatro vezes deputado estadual, além de conselheiro do TCE
Uma pneumonia provocou a falência múltipla dos órgãos e levou ao falecimento às 22h da terça-feira (2), no Hospital Regional Jofre Cohen, o ex-prefeito de Parintins, ex-deputado estadual e ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Gláucio Bentes Gonçalves, o “Papo Firme”. Remanescente de políticos como Socorro Dutra Lindoso, Arlindo Porto, José Cardoso Dutra, Josué Filho e José Furtado Belém, o ex-prefeito Gláucio iniciou a vida pública em 1956 eleito vereador pelo PSD. Foi duas vezes prefeito de Parintins e eleito quatro vezes deputado estadual. Atuou no TCE de 1995 a 2000. Em 2012, ele lançou o livro “Parintins nas minhas Lembranças”.
Educação e Cultura
Nos registros históricos a marca de Papo Firme foi à valorização das escolas. Segundo o filho Enéas Gonçalves, durante mais de 40 anos de vida pública Gláucio conseguiu emendas para construir mais de 100 salas de aulas na cidade e no interior, que depois foram ampliadas para escolas. “Estamos vivendo um momento de reflexão. Nossa família estava se preparando para essa despedida, mas nenhum ser humano é preparado 100%. Também estamos felizes pelas inúmeras mensagens que chegam a cada momento da população parintinense, demonstrando o respeito e amor que o povo tem pelo meu pai”, comentou Enéas a imprensa.
Na área da cultura o legado mais expressivo de Gláucio Gonçalves sem dúvida nenhuma é o Bumbodrómo. Em 1988 a disputa entre Caprichoso e Garantido era feito na “Tabladão”, área de madeira no centro de Parintins. Numa visita do governador Amazonino Mendes, astucioso, Gláucio levou o “Negão” para conhecer o local da brincadeira. Amazonino, que estava em pleno início de gestão, disse que o prefeito poderia fazer um pedido. Sem titubear, Papo Firme, pediu a construção de um anfiteatro para o Boi Azul e o Vermelho. Amazonino então mandou executar a obra do Bumbodródmo. Atualmente o Bumbodrómo funciona o ano inteiro com o Liceu de Artes Claudio Santoro.
A última eleição que Gláucio disputou foi em 1998, quando obteve mais de 20 mil votos no estado, mas não assumiu em decorrência do coeficiente eleitoral. O político, que também era escritor, foi homenageado ainda em vida pelo SESC LER. O governador Omar Aziz em 2011 colocou no primeiro CETI do interior o nome de Gláucio. Ainda em março 2012, o ex-presidente da Câmara Municipal Juscelino Melo Manso (PSB) pediu sessão em homenagem a Gláucio. Na solenidade Papo Firme, lançou o livro “Parintins das minhas Lembranças”.
Um dos sonhos de Gláucio Gonçalves quando esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas era a construção e pavimentação da estrada Parintins a Santarém no estado do Pará.
O prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) decretou luto oficial de três dias na cidade e a suspensão das aulas municipais desta quarta-feira. Na assembleia Legislativa do Amazonas o presidente Josué Neto (PSD) fez referencia a passagem de Gláucio.
O governador José Melo (PROS) através da coordenadora da SEDUC de Parintins, professor Ana Ester Paulino, enviou condolência a família Gonçalves e ao povo parintinense. A SEDUC também suspendeu as atividades escolares da rede estadual de hoje. O senador eleito Omar Aziz (PSD) e demais políticos enviaram mensagem a Parintins.
A vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) neta de Gláucio agradeceu a manifestação de carinho e respeito de políticos e da população. Muito emocionada, a parlamentar disse está buscando forças para amenizar a dor da perda de orientador político do grupo Gonçalves.
O corpo de Gláucio foi velado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na qual ele e a esposa dona Walquiria Viana eram colaboradores.
Fonte/Foto: Hudson Lima – blogdafloresta.com.br/Repórter Parintins



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.