INÍCIO DE DEZEMBRO TERÁ POUCA CHUVA E MUITO CALOR NO PARÁ



Mês de novembro foi considerado o menos chuvoso de todo o ano, em torno de 118 milímetros, de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente
BELÉM - A primeira quinzena de dezembro no Pará será de poucas chuvas e de temperaturas mais elevadas, com máximas de 32,3°C. A previsão é da Sala de Situação de Previsão e Monitoramento Hidrometereológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), divulgada nesta terça-feira (2). O mês de novembro foi considerado o menos chuvoso de todo o ano, em torno de 118 milímetros (mm).
Para estes 15 dias iniciais do mês, as chuvas abaixo do normal tendem a se repetir na Região Metropolitana de Belém (RMB), no nordeste do Pará e no Arquipélago do Marajó, e a situação deve persistir na segunda quinzena de dezembro. O motivo da escassez de chuvas nessas regiões se deve principalmente à continuidade das condições de temperatura das águas superficiais nos oceanos Atlântico e Pacífico.
As informações da Sema indicam que o Pacífico está com águas mais quentes do que o normal em sua região equatorial, condições típicas que favorecem a ocorrência e o estabelecimento do fenômeno climático El Niño. Este fenômeno, de modo geral, altera a circulação dos ventos e contribui para a redução das chuvas em algumas áreas na região Amazônica.
O Oceano Atlântico, segundo as avaliações meteorológicas, está com águas mais frias, em média, em sua porção sul em relação à porção norte, que tem contribuído para a inibição na formação de nuvens de tempestade na Região Metropolitana de Belém. Com a diminuição das chuvas, o aquecimento da atmosfera e as temperaturas do ar tendem a se elevar.
Fonte/Foto: Portal Amazônia/Arquivo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.