POR FALAR EM DIA MUNDIAL DA ÁGUA: CINCO RIOS MAIS IMPORTANTES PARA SUA VIDA DO QUE VOCÊ IMAGINA


Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce no mundo (12%), e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza preparou uma lista com cinco importantes rios que fazem a diferença na vida das pessoas. Confira!

Rio Amazonas
A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que ela oferece aos brasileiros, sendo que o Rio Amazonas é o principal da região. Para se ter ideia do volume da bacia hidrográfica desse rio, a sua produção de água teria capacidade para abastecer 74% de toda a demanda do país, de acordo com a Agência Nacional de Água (ANA). Quem se beneficia diretamente com essa grande quantidade de água são as pessoas que vivem no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
Rio Amazonas – crédito Divulgação

Rio São Francisco
Conhecido como Velho Chico, ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e corta todo o Nordeste com seus quase três mil km de extensão. Apesar de sua vital importância para os mais de 16 milhões de pessoas que habitam sua bacia hidrográfica, infelizmente, hoje o São Francisco carece de cuidados. O assoreamento em alguns trechos, a poluição e o desmatamento de matas ciliares, que são aquelas que protegem as nascentes, rios e lagos, colocam em risco esse provedor tão importante.
Rio São Francisco – crédito Marcelo Gomes

Rio Tocantins
Nasce no planalto de Goiás e tem impressionantes 2.699 km de extensão, sendo um dos maiores rios brasileiros que nasce dentro do território nacional. Ele corta quatro estados – Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, antes de desaguar no mar, na Ilha de Marajó (PA), a maior ilha do país. O rio Tocantins abriga importantes usinas hidrelétricas, sendo a principal a de Tucuruí, que abastece grande parte do consumo de energia nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, que juntos somam quase 16,6 milhões de pessoas.
Rio Tocantins – crédito divulgação

Rio Paraná
Ele compõe a bacia do Paraná, que é uma das mais importantes do país. Para se ter uma ideia, a usina de Itaipu, que está localizada no Rio Paraná, gera cerca de 15% de toda a energia consumida no Brasil. Isso significa aproximadamente 30 milhões de pessoas. Além disso, o Rio Paraná é considerado o segundo maior em extensão da América do Sul com quase quatro mil km de extensão, distância aproximada de Porto Alegre (RS) a Belém (PA).
Rio Paraná – crédito Érico Christmann

Rio Tietê
Paulista de nascimento, o Tietê, com seus mais de mil quilômetros, atravessa todo o estado de São Paulo e vai desaguar no rio Paraná. Esse rio tem grande importância desde a época da colonização do Brasil tanto pela produção de água, quanto pela geração de energia. Hoje, a chamada hidrovia Tietê-Paraná – que foi reaberta nesse ano – é muito importante para o escoamento de grãos e outros produtos pelo porto de Santos. A estimativa da Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo é que um comboio no rio consegue transportar a mesma quantidade de carga do que 200 caminhões! Infelizmente, o Tietê é um dos rios mais poluídos do Brasil, logo depois da nascente, ao passar pela Região Metropolitana de São Paulo.
Rio Tietê – crédito Divulgação






Fonte: Maria Luiza Campos - NQM Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.