TIAGO XISTO, INGLÊS DE SOUSA E MARIA DE LOURDES VENCEM 12º FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE SANTARÉM-PA


A disputa foi acirrada quesito a quesito. Óbidos foi o único município de fora a conquistar o 1º lugar
As grandes campeãs do 12º Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém, oeste do Pará, foram conhecidas na tarde deste domingo (16). As escolas Tiago Xisto de Aragão, do Lago Grande, Inglês de Sousa, de Óbidos e Maria de Lourdes, de Santarém, foram as campeãs nas categorias: Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical, respectivamente.
A apuração foi acompanhada por representantes das bandas e fanfarras concorrentes, na tarde deste domingo, no auditório da Escola de Artes Emir Bemerguy.
A banda Tiago Xisto se apresentou com uma mistura dos ritmos: a Estrela Negra, da Festa das Cores, e Boa Fé - o melhor do flash back e pop rock. A fanfarra Inglês de Souza apresentou ritmo de sertanejo raiz e a Maria de Lourdes: O mundo encantado das crianças.
O melhor corpo coreógrafo da categoria banda de percussão foi da escola Boa, de Lago Grande, da fanfarra simples foi da escola São José, de Óbidos, e da banda musical foi a da escola Almirante Soares Dutra.
Foram avaliados aspectos marcial, musical e coreográfico. Na categoria banda de percussão e na de banda musical, foram avaliados os critérios: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, peça rítmica, execução técnica da percussão e regência. No aspecto coreográfico o júri analisou criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.
Na categoria Fanfarra Simples foram observados os aspectos marcial e musical, observando os mesmos critérios de pontuação. No aspecto marcial foram analisados: marcha e garbo, alinhamento e uniforme; no aspecto musical: afinação, melodia, harmonia, ritmo e regência. No aspecto coreográfico o júri analisou também criatividade e originalidade, expressão e sincronismo.
Ao todo, 27 bandas e fanfarras se apresentaram durante o Festival, na sexta-feira (14) e no sábado (15), dos municípios de Santarém, Alenquer, Belterra, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, do Pará, e Itacoatiara, do Amazonas.
Este ano, houve mudança nos nomes das categorias em disputa. Até 2017, as categorias eram: Fanfarra Simples, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial. Em 2018, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial dão lugar à Banda de Percussão e Banda de Música. Também haverá um dia dedicado ao desfile das campeãs de cada uma das três categorias, na segunda-feira (17).
O Festival de Bandas e Fanfarras é promovido desde o ano de 2007, com o objetivo de revelar talentos, valorizar o aluno, as instituições participantes e a comunidade escolar do município e das cidades vizinhas, os projetos sociais e as entidades parceiras que colaboram para potencializar o evento.
Resultado geral:
Bandas de percussão
1º lugar – Thiago Xisto de Aragão – 290,8
2º lugar – Corporação Musical Estrela Negra – 285,6
3º lugar – Escola Boa Fé-Lago-Grande – 285,2
Fanfarras simples
1º lugar – Escola Inglês de Souza, de Óbidos – 313,9
2º lugar – Escola Lírio dos Vales – Lago Grande – 313,4
3º lugar – Escola São José, de Óbidos – 313,1
Bandas de música
1º lugar – Escola Maria de Lourdes – 352,9
2º lugar – Escola Álvaro Adolfo da Silveira – 352,6
3º lugar – Escola Almirante Soares Dutra – 351,2

Fonte/Foto: G1 Santarém PA/Ascom Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.