ALCOA BUSCA FORTALECER RELAÇÕES COM COMUNIDADES POR MEIO DO DIÁLOGO SOCIAL


Mais de duas mil pessoas já participaram dos diálogos realizados nas zonas urbana e rural do município.
Por meio do Programa de Comunicação Social denominado Diálogo Social, a Alcoa busca reforçar o engajamento com as comunidades vizinhas às suas operações, com o objetivo de oferecer esclarecimentos sobre temas ligados às atividades da mina, projetos socioambientais e repasses de impostos. No mês de julho, os diálogos foram realizados com servidores públicos da Prefeitura de Juruti, com as turmas de Agronomia e Engenharia de Minas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Campus Juruti, e com as comunidades Nova Macaiani e Monte Moriá, na região de Juruti Velho.
“Os encontros acontecem em formatos de rodas de conversa, onde os grupos têm a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a atuação da companhia e esclarecer suas dúvidas. O bom relacionamento e o respeito às comunidades são fundamentais à manutenção das operações da Alcoa em Juruti, por isso, a empresa realiza periodicamente o Diálogo Social”, explica Rogerio Ribas, gerente de Recursos Humanos e Relações Institucionais da Alcoa.
Para José Maria Melo, secretário municipal de Governo de Juruti, o Diálogo Social tem uma grande importância, pois interage com a população com informações atualizadas. “Seja do ponto de vista econômico, seja pelas inúmeras ações que desenvolve, e que muitas vezes são distorcidas pela falta de conhecimento. No meu entendimento, o Diálogo tem simplificado e esclarecido tudo isso,” relata o secretário.
“O Diálogo faz a gente entender o funcionamento do empreendimento, o passo a passo e a participação da comunidade no processo. Foi um bate-papo esclarecedor para mim que já participei de um estágio na Alcoa quando fui aluna do SENAI. São conhecimentos que somam e vão além da formação”, declara Cristiana Karla Santarém de Carvalho, acadêmica do curso de Engenharia de Minas da UFOPA.
As rodas de conversa vêm sendo desenvolvidos desde a chegada da Alcoa em Juruti com o objetivo de estreitar as relações com a comunidade local e proporcionar espaço de esclarecimento e informação a todos. A partir de 2016, os encontros foram renomeados de “Diálogo Social”. De lá para cá, foram realizados cerca de 80 diálogos nas zonas urbana e rural do município, com a participação de aproximadamente duas mil pessoas.
Durante o Diálogo Social a dinâmica envolve uma exposição atualizada sobre a Alcoa no mundo, no Brasil e em Juruti, passando por informações sobre a cadeia do alumínio e as operações de mineração em Juruti, assim como as ações sociais e ambientais de responsabilidade legal e voluntárias da empresa. No Diálogo, os participantes tiram dúvidas em bate-papo direto com os funcionários da Alcoa.

Sobre a Alcoa
A Alcoa é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Presente no Brasil há 53 anos, a empresa Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela nona vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida como a Melhor Empresa para se Trabalhar no setor de siderurgia pelo Guia VOCÊ S/A. Para maiores informações, visite nosso site www.alcoa.com, e siga a Alcoa no twitter @Alcoa e no Facebook: www.facebook.com/Alcoa ou www.facebook/AlcoaBrasil.

Fonte/Foto: José Ibanês – Analista de Comunicação AMG/Alcoa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.