O QUE FOI: FENÔMENO RARO, COM NUVEM EM FORMA DE ONDA, FOI VISTO EM JURUTI-PA E AMEDRONTOU POPULAÇÃO


Um fenômeno no céu chamou a atenção de moradores de Juruti, município com cerca de 56 mil habitantes no oeste do Pará. A formação de nuvens em forma de “onda”, ocorrida na terça-feira (5), atraiu olhares e despertou curiosidades pela beleza e raridade.
As nuvens puderam ser vistas em formatos gigantescos, de vários pontos da cidade. O fenômeno começou pouco antes do amanhecer. Em seguida, fotos e vídeos do acontecimento tomaram conta de redes sociais e grupos de aplicativo de mensagens.
Segundo meteorologistas, o espetáculo visual é na verdade um fenômeno raro chamado de shelf cloud, popularmente chamado de “nuvem prateleira”. Geralmente, a shelf cloud antecede um temporal, mas nem sempre ela aparece no céu.
Na terça-feira (5), havia alerta de temporais no Pará e eles começaram logo cedo, horário do naufrágio de uma lancha no rio Amazonas, em Santarém. Calor e humidade deixaram a atmosfera estável e formaram as nuvens de temporais, o que ocorreu na região.
As imagens de satélite na terça mostravam que houve um aglomerado de nuvens no céu do estado, que começou em Belém, com rajadas de 60 km/h e foi seguindo para Santarém, com registros oficiais de 40 km/h de rajadas.

Fonte/Foto: com informações de G1 Santarém/Juniele Batista Andrade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.