AMAZÔNIA É TEMA DE CONCURSO DE FOTOGRAFIAS




Prazo para participação no certame termina em 25 de fevereiro. As fotos devem ter sido feitas dentro dos limites do bioma
Estão abertas até o dia 25 de fevereiro as inscrições para o Primeiro Concurso Regional de Fotografia do Bioma Amazônico. Interessados podem participar com imagens das áreas protegidas da Amazônia na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. O território abriga mais de 10% da biodiversidade do planeta e cerca de 400 povos indígenas.
A iniciativa é da Rede Latino-Americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, outras Áreas Protegidas, Fauna e Flora Silvestres (Redparques) e do Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico (IAPA). O objetivo é encorajar as comunidades e funcionários desses lugares para documentar a biodiversidade, os modos de vida e os desafios que o bioma enfrenta hoje.
Podem participar homens e mulheres com mais de 18 anos com algum vínculo empregatício, territorial, acadêmico ou de outra natureza com as áreas protegidas do bioma amazônico, a exemplo de guardas de parque, brigadistas, guias, administradores, habitantes, vizinhos, professores, cientistas.
De acordo com o edital, as fotografias devem ter sido feitas dentro dos limites das áreas protegidas que fazem parte do bioma amazônico. Os temas propostos são: Meios de vida e cultura; Conservação e uso sustentável do território; Ameaças e desafios; e Biodiversidade.
As fotografias devem ser enviadas em formato JPG ou PNG, com resolução superior a 5 MB, para o endereço: concursovisionamazonica@gmail.com. Cada participante pode enviar, no máximo, duas fotos por assunto.
O autor da melhor imagem será premiado com viagem para uma área protegida fora do país de origem; o segundo receberá um reconhecimento especial. Cerca de 20 fotografias (o número pode variar conforme avaliação do júri) farão parte de publicação especial do Projeto IAPA.
Projeto IAPA
O Projeto Integração das Áreas Protegidas do Bioma Amazônico, a SIP - Visão Amazônica é financiado pela União Européia, coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e implementado em conjunto com o WWF, a União Internacional para a Conservação da Natureza - UICN, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Ambiente da ONU e Redparques.
Com os oito países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e o território franco-guianense que compartilha o bioma Amazônia, o projeto trabalha em diferentes componentes, como governança, conservação e gestão efetiva de áreas protegidas, questões importantes para gerar redes de trabalho e estratégias no nível de bioma que permitem protegê-la e minimizar o impacto da ação climática. No Brasil, as ações ocorrem com apoio do governo federal.


Fonte/Foto: Portal Amazônia, com informações do Ministério do Meio Ambiente/ Reprodução - Shutterstock


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.