CÂMARA APROVA PROJETO QUE TORNA PARINTINS A CAPITAL NACIONAL DO BOI-BUMBÁ




Aprovado no Senado e agora pela Câmara, projeto de autoria do senador Omaz Aziz segue para sanção do presidente Temer.
A Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (21), em caráter terminativo, o Projeto de Lei 5.609/16, que confere ao município de Parintins, no Amazonas, o título de Capital Nacional do Boi Bumbá. De autoria do Senador Omar Aziz (PSD-AM), o projeto vai contribuir tanto economicamente quanto na área do turismo para incentivar o Festival Folclórico de Parintins. Aprovado no Senado e agora pela Câmara, o projeto deve seguir para sanção do presidente Michel Temer.
“Tal iniciativa, além de reconhecer a importância e o significado do evento para o Município de Parintins, também homenageia os artistas, os profissionais e o povo da região que mantêm vivos o folclore, a tradição e a cultura da região amazônica”, explicou Omar Aziz.
Parintins ganha visibilidade
Quando governador, Omar Aziz apoiou os bumbás Garantido e Caprichoso, além de outras manifestações culturais, e promoveu investimentos de mais de R$ 40 milhões na reforma e modernização do Bumbódromo.
O Festival Folclórico de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo. Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino.
A princípio esse evento era restrito à plateia da região, mas aos poucos sua fama se estendeu a outras regiões do país, até mesmo ao exterior. Hoje suas imagens são enviadas para todo o território brasileiro pela TV aberta. Os turistas se encantam não só com as festas, mas com a cultura local, o artesanato produzido pelos nativos e os pratos específicos desta região. Parintins fica repleta de pessoas neste período, entre habitantes e visitantes, gerando divisas, emprego e renda para a região propiciando melhoria na qualidade de vida dos amazônidas.

Fonte/Foto: Portal DeAmazônia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.