COMBATE AO FURTO DE ENERGIA ELÉTRICA LEVA A PRISÕES EM SANTARÉM



Ação tem apoio da Polícia Civil e faz parte do Plano de Combate às Perdas de Energia Elétrica, realizado em todo Estado.
Para tentar combater ligações irregulares e desvio de energia elétrica, a concessionária de energia elétrica do Pará (Celpa) está realizando uma operação com apoio da Polícia Civil, nesta sexta-feira (21). Pela manhã, três pessoas foram conduzidas a 16ª seccional urbana de Polícia Civil por conta do crime de furto de energia, que é previsto em lei.
O delegado Cleidson Castro que está à frente da operação, disse que ainda não pode revelar detalhes para não atrapalhar os trabalhos.
Segundo informações da concessionária, aproximadamente 1/3 de toda a energia comercializada no Pará é desviada causando prejuízos como interrupções no fornecimento, oscilações no nível de tensão e aumento no valor da tarifa. Porém, o maior risco está relacionado à segurança das pessoas, especialmente quanto às ligações clandestinas, que ocasionam diversos tipos de acidentes, como incêndios, quedas e choques elétricos, muitas vezes fatais.
O furto de energia elétrica é crime e quem o pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão e multa; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa.
A concessionária orienta os consumidores a denunciar essa prática ilegal pelo número 0800 091 0196. A ligação é gratuita e a identidade será mantida em sigilo.

Fonte: Fábio Cadete – G1 Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.