PROFESSORES DE BARCARENA-PA RECEBEM FORMAÇÃO




Texto poético e todas as suas possibilidades será o tema do encontro
“O rato roeu a roupa do rei de Roma”. Já ouviu essa frase? Trata-se de um trava-língua, um jogo verbal. Você já se divertiu com essas frases sem saber que elas também são textos poéticos. Esse gênero, que possui diversas possibilidades de aprendizado, é o novo tema de estudo dos professores do projeto Catavento, que recebem sua primeira formação no assunto nesta sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social de Barcarena (Semed).
“O texto poético tem um universo muito amplo, que você pode brincar. Não precisa pensar logo na poesia romântica, rebuscada. Essa também existe, mas têm muitas outras oportunidades para serem trabalhadas”, conta Roberto dos Anjos, coordenador pedagógico da Semed e formador do Catavento.
Esta será a primeira atividade do ano letivo do Catavento, projeto social realizado pela Alubar, empresa líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio para linhas de transmissão e distribuição de energia e produtora de cabos elétricos de cobre de baixa e média tensão para instalações civis, industriais e de energia renovável, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Social do município. 
“Esse ano letivo do Catavento não poderia começar de uma maneira melhor. Depois da experiência de termos a formação dos professores durante a Feira do Livro e o lançamento do segundo livro da série ‘Contando as histórias que nos contaram’, estamos prontos para começar uma nova fase”, explica Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.
Na primeira formação dos professores das 28 escolas beneficiadas pelo projeto, os conceitos mais teóricos do texto poético serão o principal tema, mas com um objetivo ainda maior. “Precisamos contextualizar os professores antes de qualquer coisa. O que vamos mostrar para as crianças é que existem poetas entre elas, ali, na comunidade. A ideia é aproveitar esse tema para continuar valorizando a cultura local e assim despertar a produção de textos poéticos entre os alunos”, conclui Roberto dos Anjos.

Fonte/Foto: Iaci Gomes
Analista | Analyst I Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.