COMUNIDADE INDÍGENA DE RIO PRETO DA EVA-AM PEDE AJUDA APÓS INCÊNDIO




Sinistro destruiu o centro cultural da comunidade que reúne indígenas de diversas etnias no Amazonas
MANAUS - Um incêndio destruiu o Centro Cultural da Comunidade indígena Beija Flor, no município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, no domingo (21). O fogo começou na maloca de palha, por volta de 13h, com um acidente provocado por uma brincadeira entre duas crianças. Os bombeiros chegaram a tempo de realizar o rescaldo, informou ao Portal Amazônia o Corpo de Bombeiros do Amazonas. A comunidade agora busca ajuda para a reconstrução do local. 
O filho do Tuxaua da comunidade, Ramóm Sateré, informou que local é usado por indígenas de várias etnias, como Tukano, Dessana e Sateré-Mawé, para realizar eventos, cerimônias e festas. "O fogo não foi criminoso, foi um acidente. Com o sol quente e os ventos mais fortes contribuíram para que uma brasa caísse no nosso centro e acontecesse o fogo. Foi uma questão de segundos", informou. O incêndio foi causado por dois meninos na faixa dos 7 anos, que brincavam com isqueiros dentro do local.
Ramóm disse ainda que quem quiser e puder contribuir para a reconstrução, deve acessar o blog Beija-Flor RPE e efetuar doações. Para mais informações também é possível entrar em contato pelo telefone (92) 992358970. A Comunidade Indígena Beija-flor está localizada no município de Rio Preto da Eva - à 80 quilômetros de Manaus - no bairro Monte Castelo I.
A construção foi realizada com apoio da Amazonastur, que contribui desde 2009 com a comunidade. Procurados pela reportagem, a assessoria do órgão informou que recebeu uma documentação sobre o ocorrido e agora busca parceiros e/ou patrocínio para a reconstrução do local. Interessados devem procurar pelo departamento de programas e projetos no escritório da Amazonastur, localizado na Avenida Djalma Bastista (em frente ao Millenium Shopping).

Fonte/Foto: Clarissa Bacellar – portalamazonia.com/ Reprodução - Beijaflorrpe

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.