JAPIIM LEVA CURSO DE MODELAGEM À ILHA ARAPIRANGA




Na extensão do projeto Japiim na Ilha Arapiranga, em Barcarena, cerca de 20 mulheres participaram do curso de Modelagem Industrial, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Barcarena. As costureiras tiveram aulas sobre verificação das medidas corporais e confecção dos moldes a partir de revistas, além de instruções sobre as normas regulamentadoras da ABNT para a confecção industrial. O projeto social é apoiado pela Alubar Metais e Cabos e beneficia mulheres no ofício de costureira.
 A costureira Celina Barros Ferreira, 57, lembra que a primeira capacitação das mulheres da ilha foi em Barcarena. “Essa formação foi de muito desafio. Eram nove mulheres numa rabeta, enfrentando sol, chuva e maresia. A gente saía às 4h30 e chegava às 9h. A cada semana de curso concluído, gritávamos ao retornar para ilha: vencemos esta semana”, conta.
 A realização do curso na Arapiranga deixou Celina animada para novos projetos. “Tenho fé de que vamos ter a nossa oficina. Meu esposo doou um terreno para a construção desse espaço. Agora, vamos batalhar por isso”, afirma a costureira.
 Além de renda, o Japiim tem sido uma terapia para Durvalina Ferreira, 62. Recentemente ela perdeu o esposo, que foi um dos maiores incentivadores para sua profissão. “O projeto me dá forças para continuar. Meu sonho é ver esse grupo crescer, ter um espaço nosso e formar novas costureiras que amem a profissão. Sempre gostei de costurar e por isso incentivo minhas filhas a aproveitar essa oportunidade”, diz.
 Sandra Dilamar, instrutora do Costura Industrial do Senai de Barcarena, está envolvida no projeto há um ano e meio. Para ela, a parceria da Alubar tem sido fundamental no sucesso do Japiim. “Para mim é muito gratificante enquanto instrutora do Senai porque elas já fizeram uma formação inicial e agora passaram por esse curso de aperfeiçoamento. Ver o crescimento dessas profissionais é muito bom. Só temos a agradecer pela parceria da Alubar que através de um projeto social desperta nessas mulheres uma perspectiva no oficio da costura”, destaca.
 “O Senai tem sido ator importante e provocado mudança positiva nas mulheres atendidas pelo Japiim. As participantes tem entendido o valor do trabalho em equipe, do respeito mútuo e do relacionamento. Não tenho dúvida de que o curso vai fortalecer o grupo e ajudar a criar a identidade profissional”, avalia Márcia Campos, coordenadora dos Projetos Sociais da Alubar. 

Fonte/Foto: Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Communication Analyst I Temple Comunicação


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.