RIO NEGRO MANTÉM ENCHENTE LENTA EM MANAUS, AFIRMA CPRM




Dados do CPRM informam que este é um processo regular; rio chegou a 26,87 metros na sexta-feira
MANAUS - A enchente do rio Negro no Porto de Manaus este ano continua lenta. De acordo com o 20° boletim de monitoramento hidrológico da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio apresentou uma diferença de 21 centímetros de sábado (21) até a última sexta-feira (27), quando chegou à marca de 26,87 metros. Em 2015, no mesmo período, o rio havia subido 23 centímetros e atingiu a cota de 29,24m no dia 27 de maio.
Em São Gabriel da Cachoeira, no alto rio Negro, as cotas encontram-se próximas às observadas em 2002 quando ocorreu a cheia máxima da série histórica. Segundo o CPRM, este é um processo regular.
Na Bacia do Purus ocorre o início da vazante com cotas abaixo da média para esta época do ano. No rio Acre, na estação de Rio Branco (AC), "o nível encontra-se semelhante ao registrado no mesmo período em 2011 quando ocorreu a seca histórica", alertou o órgão.
O nível do rio Branco, em Roraima, encontra-se em processo de enchente com cotas ainda baixas em relação à média. O Solimões, em Tabatinga, baixa lentamente desde 28 de abril e já apresenta reflexos na estação de Fonte Boa. Nas demais estações, o rio continua em processo de enchente. Já na bacia do rio Amazonas, a enchente apresenta níveis baixos para a época e a do Madeira, em Humaitá, o rio segue em processo de vazante.

Fonte/Foto: portalamazonia.com.br/Clarissa Bacellar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.