BELÉM TERÁ FAROFADA EM PRAÇA PÚBLICA NESTE DOMINGO




Evento faz parte da programação do 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
“Paraense não come sem farinha”, é a frase que corre na boca do povo. Um elemento tão popular, essencial e característico da culinária paraense não poderia ficar sem um dia especial na programação do 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior evento de gastronomia da Amazônia.
A Farofada surgiu da ideia de valorizar um produto que é a cara do Pará e de Belém, que é a grande homenageada do festival desse ano, que tem como tema “Belém: 400 anos de encontros e descobertas à mesa”. O evento é a grande novidade da programação deste ano: “Vamos incentivar os chefs a criarem farofas, sempre com ingredientes regionais. A farinha é um produto que tem muito a nossa identidade, e a que sai do Pará se destaca no mercado nacional pela sua crocância e sabor”.
Aberta ao público, a Farofada será na Praça Batista Campos, a partir de meio-dia. Os chefs Agenor Maia (SP), Fábio Vieira (SP), Flávia Quaresma (RJ) e Arturzão Bestene, Felipe Gemaque e Antônio Comaru, todos paraenses, vão preparar farofas na hora e as porções serão vendidas a R$ 5 cada.
“A farofa é da nossa cultura. A mandioca é a base de tudo, de onde tiramos o tucupi, a maniva e a farinha que dá origem a farofa. Vivemos em torno da farofa. Ela é um símbolo e quase uma religião”, pontua Arturzão Bestene. Para ele, o grande desafio que o festival sempre apresenta é a reinvenção constante de pratos tradicionais, como a farofa.
Além disso, a ideia também é trabalhar o conceito de Farofada de uma forma mais lúdica. “Vamos trabalhar um pouco esse conceito, pois queremos dar um novo significado à farofa. Mostrar a farofada como algo bom, sem a conotação negativa que muitas pessoas usam”, reforça Joanna Martins.
O 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense tem o apoio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR e da Prefeitura de Belém, apoio e parceria do Sebrae/PA, Unama, Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa, Tim e Shopping Boulevard.

Serviço
Farofada (aberto ao público)
Local: Praça Batista Campos – Belém (PA)
Data: 29/05/2016
Hora: a partir das 12h

Fonte/Foto: Thayana Araújo I Coordenadora | Coordinator I Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.